Making of do Homem de ferro, apresentado na Siggraph pela ILM

Com o fim da Siggraph os visitantes estão finalmente começando a publicar vídeos produzidos por eles mesmos, durante a visita a feira, e para a nossa alegria, alguns desses vídeos registram palestras e apresentações fantásticas, como a palestra da Industrial Light and Magic e o seu trabalho no Homem de ferro. Para a nossa alegria, falo das pessoas que interessadas em computação gráfica, à palestra foi estritamente técnica! Esse é um tipo de material que dificilmente aparece no DVD, destinado ao público em geral, o que faz o evento ainda mais imperdível.

O vídeo está no Youtube e pelo visto, foi gravado usando um celular. Mesmo assim, a qualidade do áudio e do vídeo é muito boa, ainda mais se você visitar o próprio Youtube e acionar a opção para assistir ao material em alta resolução. No total são 40 minutos de apresentação, que estão divididos em duas partes.

Bem, antes de continuar o artigo, o vídeo é esse:

A primeira parte do vídeo mostra vários dos detalhes relacionados, como a criação dos movimentos e integração dos cenários e do homem de ferro virtual, produzido pela ILM. Na apresentação são exibidas várias partes das filmagens e dos modelos virtuais usados na produção dos efeitos.

Uma das coisas que eles usaram para acelerar o processo de criação é o MOCAP, ou captura de movimento. Na palestra, o pessoal da ILM mostra vários vídeos e fotos, do processo de captura e cenas do filme que usam a técnica. Como a captura de movimento não resolve tudo, os animadores ainda precisaram fazer vários ajustes, usando a velha e boa animação por keyframes.

Algumas cenas são inclusive híbridas, com a base da animação sendo feita com captura de movimento e os ajustes finos, realizados pelos animadores com keyframes.

Para quem gosta de visualizar ferramentas 3d em uso, nos vídeoa aparecem várias imagens com o personagem em shade e wireframe, ao que parece na interface do Maya. Eles tiraram a interface, mostrando apenas a visão 3d, mas o gizmo do Maya é perfeitamente visível em alguns dos vídeos.

A segunda parte da palestra aborda os desafios e truques usados pela equipe para trabalhar a iluminação do personagem. Como o Homem de Ferro é um personagem metálico, as reflexões na sua superfície são difíceis de simular, sem mencionar a composição com os cenários reais.

Tudo isso é abordado, com exemplos das soluções e truques desenvolvidos pela equipe para trabalhar a animação.

Sei que está tudo em inglês, mas esse é o tipo de material imperdível para quem gosta de computação gráfica, e principalmente para estudantes e profissionais. É uma palestra que dificilmente temos condições de assistir, caso não façamos uma visita a Siggraph.

O vídeo é apresentação obrigatória nas minhas aulas sobre animação e efeitos, geralmente mostro alguns vídeos para inspirar e mostrar aos alunos, como funciona o processo de criação nessa área, e esse tipo de conteúdo é fantástico para isso.

Já tinha escrito um artigo sobre a pré-visualização do homem de ferro, mas esse material é muito melhor.

Amanhã publico mais um artigo, sobre essas palestras da Siggraph.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Making of do Homem de ferro, apresentado na Siggraph pela ILM”

  1. GE-NI-AL! Impressionante o nível de detalhes, mecânica…
    Só de ver o trabalhão que é desanima, mas com uma equipe enorme trabalhando deve ser muuito legal. Um trabalho inspirador, assim como no dos Transformers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *