Tutorial sobre a simulação de fluidos com o Blender 3D na revista DevMag 25

Se existe uma coisa que a maioria dos artistas 3d, até os que não usam o Blender deve concordar, é que o sistema de fluidos do Blender 3D é muito poderoso, sendo capaz de criação animações extremamente realistas com líquidos. Muita gente até usa o Blender para elaborar modelos 3d desse tipo de simulação, para depois exportar a cena para outra ferramenta 3d e depois renderizar a cena. Esse sistema de fluidos do Blender foi tema de um artigo da revista DevMag número 25, que é uma publicação gratuita de uma comunidade de desenvolvedores de jogos da África do Sul.

A revista é distribuída de maneira gratuita, portanto se o seu interesse for desenvolvimento de jogos, essa é uma ótima oportunidade para acompanhar mais essa publicação sobre o tema. O download desse número em especial, que fala sobre o sistema de fluidos do Blender, pode ser feito nesse link.

Capa da Revista

O artigo da revista mostra de maneira bem simples e objetiva, os passos necessários para elaborar uma simulação realista de fluidos no Blender. O autor do artigo até segue os passos necessários para criar uma cena em que um pequeno volume d'água, esbarra em um obstáculo, gerando uma série de pequenos jatos, semelhantes a partículas.

Depois de ler o artigo, você vai conhecer os objetos necessários para realizar uma simulação de fluidos, que são o Domínio e o objeto que gera os fluidos. Caso seja necessário, você também pode adicionar obstáculos à cena, para interagir com o líquido.

Mesmo sem mostrar a configuração do material usado para simula à água, o texto comenta as dificuldades e desafios de desempenho encontrados nesse tipo de simulação. Para quem nunca usou o simulador de fluidos, o desafio é encontrar o equilíbrio correto entre a qualidade da simulação, para que o líquido seja representado de maneira realista e o desempenho do computador, que pode ser muito prejudicada no processo, de maneira semelhante ao que acontece no render.

Os outros artigos da revista falam sobre tecnologias e assuntos relacionados ao desenvolvimento de jogos e o mercado de jogos na África do Sul.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial sobre a simulação de fluidos com o Blender 3D na revista DevMag 25”

  1. Bacana este artigo! Eu gostaria de saber se já está disponível um tutorial sobre o controle de fluidos do Blender?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *