Introdução a modelagem de personagens com o 3ds Max

Assim como acontece em qualquer área do conhecimento, a modelagem 3d é uma atividade que exige uma progressão natural dos artistas que ainda aprendem a trabalhar com softwares 3d. Nas minhas aulas, sempre tento planejar uma evolução natural dos exercícios propostos aos alunos, para que no principio seja mais fácil criar os modelos e quebrar a barreira natural que existe, entre os alunos e os softwares com aquelas interfaces “cheias de botões”.

Sempre publico aqui no blog, tutoriais de modelagem que mostram o processo de modelagem para personagens detalhados e complexos, dignos de profissionais com muita experiência. Mas, e o pessoal que está aprendendo? Será que não existem tutoriais de modelagem básica? Sim! Claro que existem!

Veja esses dois tutoriais, sobre a modelagem de um personagem com número reduzido de polígonos. O tutorial tem como objetivo criar um personagem, levando em consideração o seu vestuário e um número reduzido de polígonos. Ele está dividido em duas partes, sendo que cada uma tem aproximadamente 10 minutos de duração.

Esse é o primeiro vídeo:

No primeiro vídeo, você é apresentado às ferramentas de modelagem por subdivisão do 3ds Max, em que o personagem é criado com base em um cubo. Depois que o cubo está pronto, o autor usa várias ferramentas para deformar o cubo e criar os membros, dedos e detalhes da topologia.

E agora a continuação do tutorial, com o vídeo de número 2.

No segundo vídeo o tutorial aborda detalhes como os pés do personagem e os ajustes finais, para poder criar a forma final do mesmo, com os polígonos organizados de maneira a criar a forma necessária para que o artista, usando texturas, possa trabalhar o vestuário do mesmo em 3d.

Esse tipo de tutorial é perfeito para aperfeiçoar o domínio sobre as ferramentas de subdivisão e trabalhar a percepção da modelagem simétrica, usando modificadores como o Mirror ou Symmetry do 3ds Max. Mesmo sem o detalhamento da cabeça, a série de tutoriais é recomendada para quem ainda está aprendendo. Para aproveitar ainda mais o tutorial, você pode fazer modificações na topologia do modelo 3d, e começar a trabalhar a sua criatividade com pequenas modificações nos modelos 3d.

O tutorial já está na minha lista de indicações para meus alunos!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Introdução a modelagem de personagens com o 3ds Max”

  1. Bom dia.

    Gostaria de saber se tem como baixar esses vídeos tutoriais.
    Isso por que pra mim o melhor é estudar em casa e pelo fato de não ter internet em casa tenho que levar o material para etudar. De repente há algum cd de tutoriais que possa ser disponibilizado?

    Um abraço

    Correia

  2. Ola!eu gostaria de saber como acho a modelagem humana? ou eu mesmo tenho que desenhar e modelar por favor me ajuda. desde já..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *