Autodesk compra a Softimage da Avid

Ontem à noite, um comunicado de extrema importância no mundo da computação gráfica foi feito pela Autodesk e pela Avid, ate então a proprietária da Softimage. A empresa estava sendo vendida para a Autodesk! Sim, agora o Softimage XSI vai se juntar a linha de produtos da Autodesk, como o 3ds Max e Maya. Essa é talvez o evento mais importante do ano na área de computação gráfica, apesar de não afetar muitos usuários aqui no Brasil, essa aquisição diminui significativamente a concorrência entre as empresas e deixa os artistas 3d com menos opções.

Desde que tomei conhecimento da notícia, estou pesquisando em fóruns e comunidades de usuários do Softimage, para saber mais sobre a aquisição e a influência que esse tipo de operação tem no cotidiano dos usuários.

3D Realty Handshake

No web site da Autodesk é possível encontrar uma lista completa de documentos e comunicados, sobre os procedimentos e perguntas freqüentes sobre a aquisição.

Como pode haver usuários do Softimage lendo o artigo, tomei a liberdade de fazer uma tradução rápida, sobre as principais dúvidas listadas no documento, que podem ser as mesmas dos usuários. Afinal, quem investiu no Softimage XSI como ferramenta, precisa saber a influência desse tipo de evento no seu trabalho:

  • A Autodesk irá manter os produtos da Softimage? Sim, os planos da Autodesk envolvem manter a maioria dos produtos comercializados pela Softimage como o XSI, Face Robot e outros.
  • Os produtos da Autodesk e da Softimage são concorrentes, existem planos para descontinuar algum dos produtos? Segundo a Autodesk, os produtos são complementares e não concorrentes. Pesquisas indicam que os clientes da Autodesk usam todos os produtos de maneira complementar, para tarefas específicas quando um determinado software oferece vantagens na produção.
  • Os revendedores ou funcionários da Softimage devem ser demitidos? Sim, como é de costume com esses processos de aquisição, devem existir pessoas com cargos redundantes em ambas as empresas, que devem ser desligadas.

Pelo que pude apurar, o desanimo é maior mesmo entre os funcionários da Softimage. Para piorar a situação, a base da Softimage e da Autodesk, responsáveis pelo desenvolvimento de softwares 3d fica na mesma cidade, em Montreal no Canadá. As únicas pessoas que devem ser poupadas na Softimage são os responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

As opções para usar softwares que não pertencem a Autodesk em ambientes 3d fica cada vez menor, os que quiserem softwares proprietários agora tem apenas o Cinema 4D da Maxon e o LightWave 3D da Newtek.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

13 comentários sobre “Autodesk compra a Softimage da Avid”

  1. Na boa! Eu já esperava por isso! O XSI estava ganhando muito espaço… e depois da compra da ALIAS… nada me surpreende!
    Daqui algum tempo ela compra a Maxon e a Newtek.

  2. Eu soube agora de manhã, e até enviei o link da notícia para você. Mesmo sendo usuário do Blender, não gostei da notícia pois vai diminuir e muito a concorrência. Primeiro foi a Alias, e agora a Softimage.
    Mas tem uma coisa que deixa em dúvida, isso é legal, não terão problemas com orãos antitruste ?

  3. Pois é, acordei com esta bomba também hoje. Não gosto da idéia de ficar sem concorrência. Isso pode deixar mais lento o desenvolvimento de novas tecnologias.

    Sendo a Autodesk uma companhia com ações no mercado, impossibilita a sua equipe de liberar atualizações com novidades sem cobrar por elas. Apenas bug fixes. E para falar a verdade, mesmo em novas versões do 3dsmax por exemplo, não vi novidades significantes. Nos últimos 2 ou 3 realeases, até novidades do Mental Ray eram anunciados como novidades do Max por falta de assunto.

  4. Cara, eu acho que isso só vai melhorar a situação dos softwares livres como o Blender, pois com o ocorrido o monopólio vai se consolidando e o preço vai subindo.
    Ou o pessoal paga caro pra autodesk ou busca uma alternativa livre, então vejo como um ponto positivo para nós da comunidade Blender. Mais usuários irão migrar para o mundo livre e colaborar ainda mais com seu crescimento e qualidade.

  5. De fato, uma péssima notícia. Mais e mais concentração, mais poder, com mais poder, mais imposição e arbítrio. Os produtos da Softimage serão incorporados e desaparecerão, se não, para que comprar? Lembram do Aldus PageMaker? Tá lá encostado definhando por causa do InDesign, praticamente o único programa de editoração do mercado.

  6. Essa notícia é péssima demais, eu gosto mais do xsi do que do maya agora vai ficar ruim para o maya ou xsi logicamente a empresa deve investir mais em 1 ferramenta talvez até invistam mais no xsi já que a versão 7 com ice é bombástica até pode ser esse o motivo que despertou a cobiça da autodesk, já que o maya pra melhorar a interface dinossaurica dele deve requerer muito investimento, já o xsi tem uma interface mais moderna. Recentemente a microsoft liberou a versão 7.x do true space da caligari free, um forte concorrente para o sketchup do google e talvez para o blender também.
    Aposto que a Adobe deva comprar o cinema 4d a relação das 2 empresas está quase dando namoro rs.

  7. Sinceramente não vejo como isso vai fazer pessoas migrarem para software livre. A não ser que os preços aumentem muito, ou um dos pacotes pecar em atualização e suporte eu acho que quem trabalha com softwares da AutoDesk deve estar bem feliz.

    Como você acha que se sente quem usa a suíte Adobe? (photoshop, illustrator, indesign, …) adobe bridge neles.

    [Não estou dizendo que gostei da notícias não, porque eu fiquei assustado também, mas só pra refletir um pouco.]

  8. Só pra complementar a Autodesk tem um osso duro também dos proprietários que é o Houdini, além de ter um outro menos conhecido que é o Carrara na linha dos proprietários.

  9. E você ainda duvida que o preço vai aumentar?! :))))
    Adobe é Adobe…. os produtos deles não tem comparação com Autodesk. E isso vai vai fazer com que muitos usuários migram sim. Já tem até tópicos espalhados na net de alguns usuários falando isso.
    Mas eu não to nem aí… eu uso o Blender mesmo. hahaha

  10. O pessoal da Autodesk vai fazer a mesma coisa que fizeram quando compararam a Alias vai pegar a equipe principal de desenvolvimento do XSI e colocar para trabalhar em uma nova versao do 3d max e aplicar algumas ferramentas do XSI no Max, e o que sobrar fazer um software especifico (e pago) para animaçao, render ou ate games, com certeza ela vai continuar lançar o XSI mas com poucos avanços porque o foco dela sempre foi o Max, depois que o Maya e Mudbox entraram na familia da Autodesk senti que nao teve muitos avanços nesses programas.

    Sobre software livre acho que daqui um ou dois anos, todos os artistas terao que “trabalhar” tanto com programas pagos como livres (blender) e depois so com os livres, porque com estas compras de companhias criam muita “instabilidade” de mercados, especulaçao, quebra de contatos e por ai vai, querer dominar o mundo na base do dinheiro nao funciona….. acredito que muitas companhias, artista e studios vao migrar gradativamente para o blender porque ele é programa que possui um otimo custo beneficio, suporte, compromisso com os usuarios e sua filosofia e seus interesses todos nos conhecemos.

  11. Pior que a microsoft comprou a caligary por causa do truespace e baixou as portas dizendo que não tem dinheiro pra investir…
    logo a microsoft conta outra, isso é o aplicativo que deve ser cheio de gambiarra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *