Clicky

Tutorial AutoCAD: Impressão e plotagem

Mesmo com a crescente evolução do AutoCAD com melhorias e alterações na interface, algumas das ferramentas e dificuldades dos usuários permanecem as mesmas. Fora as dificuldades naturais relacionadas com o desenho técnico, o assunto que mais gerava dúvida entre meus alunos era a parte relacionada com impressão e plotagem de desenhos. Desde a configuração das penas, que deve corresponder a uma espessura própria no desenho técnico até mesmo a seleção da área que deve ser impressa, dentro dos layouts de impressão. Sem falar da escala, que era a parte mais confusa para os alunos, falar sobre escala relativa e real para comparar unidades de desenho e reais, simplesmente não fazia sentido para eles.

Posso entender que esse tipo de dificuldade é normal, principalmente para as pessoas que nunca tiveram contato com desenho técnico, e as várias nuances da área, como a manipulação de desenhos em escala e impressão técnica. Mas, para estudantes ou profissionais de engenharia, arquitetura, topografia e outras áreas que precisam do desenho técnico, esse conhecimento é fundamental e obrigatório.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre o processo de plotagem e impressão com o AutoCAD 2008, desde a parte de seleção do que deve ser impresso até a configuração das penas, a um professor da Faculdade de Arquitetura Paisagística de Edimburgo, publicou um guia bem completo sobre impressão no AutoCAD no Google Docs. O material está em inglês, mas você pode conferir uma versão traduzida nesse link, com a ressalva da tradução não estar perfeita.

O documento começa explicando a seleção de conteúdos com o uso de filtros de Layers, para que apenas as linhas e objetos necessários sejam impressos.

Depois o tutorial faz uma breve descrição sobre as diversas áreas de desenho do AutoCAD como Model Space e Layout. Dependendo do que você está planejando para a sua impressão, pode ser mais apropriado usar uma área de desenho específica.

O próximo passo é falar sobre escalas reais e na área de desenho do AutoCAD, assunto sobre o qual o tutorial fala de maneira bem rápida, mas objetiva. No tutorial você é orientado a pressionar o botão PAPER, quando estiver no Layout. Assim que fizer isso, aparecerá uma opção chamada de VP Scale que será usada para selecionar a escala desejada.

Aqui é necessário tomar cuidado, pois esse tutorial foi provavelmente escrito para funcionar com desenhos criados usando polegadas. Quando a unidade usada para criar o desenho for metros ou centímetros, a relação de escala é diferente.

No final do tutorial, o autor ainda comenta a configuração das penas e espessuras das linhas, para depois falar sobre a impressão final.

2017-04-11T10:33:38+00:00 By |CAD|12 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

12 Comentários

  1. pascoal fontana 29/11/2008 em 10:51 am

    veja bem..eu acabei de desenhar um projeto configurei todas as penas que eu queria…agora eu to prescisando mandar o documento para ser plotado num escritorio de plotagem…de que maneira eu tenho que salvar o documento e mandar para ele..

  2. Douglas 05/08/2009 em 11:58 am

    Como faço para plotar uma planilha base para desenho em 2D com um desenho 3D?

  3. Lucelene Tostes 08/08/2009 em 3:56 pm

    Li um artigo sobre a tecnica de plotagem e achei muito interessante. Quais as etapas devo seguir para fazer um curso? Quais os requisitos básicos para aprender a técnica?
    Por onde começar? Moro no Rio de Janeiro.

  4. Lizie 18/08/2009 em 1:48 pm

    Allan,

    Boa tarde!
    Temos um problema que ninguém ainda conseguiu dar uma solução… talvez você possa me ajudar!
    Há um comp. aqui no escritório que tem o CAD 2009 instalado no vista e não conseguimos imprimir nenhum desenho numa impressora HP laser.
    A autodesk diz que é da impressora, a HP diz que é do CAD ou Windows e assim vai…
    Já atualizamos o driver da impressora que é nova, mas nada funciona..
    Vc tem alguma idéia?

    Obrigada!!

  5. Allan Brito 18/08/2009 em 2:46 pm

    Oi Lizie,

    Qual o modelo da impressora?

    Abraços

  6. Verônica 19/10/2009 em 9:31 am

    Allan,

    Estou fazendo um desenho topográfico no autocad 2009, em cada página de desenho são 3km, gostaria de saber como fazer um novo layout para imprimir apenas parte do desenho, ou seja, na primeira folha são do km 0 ao 3, na segunda folha do 3 ao 6 e assim por diante, pois no layout q estou fazendo ele fica ou com o desenho todo, ou apenas com o inicio.
    Desde já agradeço.

  7. fabiano 12/06/2010 em 10:59 pm

    Boa noite.

    Gostaria de saber como faço para colocar margens e cabeçalho no desenho que já está pronto em DWG.

    Grato.

  8. Rafael 13/01/2011 em 7:08 am

    Allan, estou com o mesmo problema da Lizie:

    “Allan,

    Boa tarde!
    Temos um problema que ninguém ainda conseguiu dar uma solução… talvez você possa me ajudar!
    Há um comp. aqui no escritório que tem o CAD 2009 instalado no vista e não conseguimos imprimir nenhum desenho numa impressora HP laser.
    A autodesk diz que é da impressora, a HP diz que é do CAD ou Windows e assim vai…
    Já atualizamos o driver da impressora que é nova, mas nada funciona..
    Vc tem alguma idéia?

    Obrigada!! ”

    A única divergência do problema dela é que uso o windows 7.

    No meu caso o modelo da impressora é HP Laser 3050

    Tem alguma dica pra solucionar este problema?

  9. Najara 22/03/2011 em 1:49 pm

    Caro Alan, instalei o CAD 2011. E sempre imprimo partes do desenho e colo uma na outra para conferir, mas na maioria das vezes, mesmo colocando na mesma escala, uma parte fica maior que a outra. Nunca tive esse problema, será do CAD 2011? Mas… vem uma dúvida, não é sempre que acontece… já teve desenhos que saiu certinho. Você pode me ajudar?

  10. Hugo 20/04/2011 em 4:14 pm

    Boa tarde,
    tenho dentro de um projeto varias folhas que tenho que imprimir, gostaria de saber se tem alguma rotina para me auxiliar com a impressão, não tendo que toda hora chamar o comando de imprimir, selecionar “window” e dar ok?? Algo como, com um comando de impressão eu possa selecionar varias folhas diferentes e cada folha ser impressa em uma folha separada.

    Desde já agradeço!

  11. Luciano 20/06/2011 em 5:04 pm

    Olá pessoal, tenho o autocad 2011 e estou tendo problemas na qualidade de impressão no modo paper space!
    Quando mando imprimir, as linhas do projeto parecem ter sido feitas no paint brush, com cerrilhados e como se fossem figuras!!! Já cliquei na viewport, alterei as propriedades e nada! Alguém me ajude, por favor!!

  12. Rogério 01/08/2011 em 4:07 pm

    Boa tarde Allan, tenho uma dúvida, fiz um desenho no cad e não consigo imprimir em escala 1:100, como procede?
    atenciosamente
    Rogério

Deixar Um Comentário