Clicky

Tutoriais sobre as novidades do Adobe After Effects CS4

Ainda não tive a oportunidade de usar nenhum dos softwares do pacote CS4 da Adobe, mas estou reunindo todo o material e tutoriais que encontro na internet, para quando for necessário usar alguma das ferramentas, seja profissionalmente ou para ministrar algum treinamento, eu tenha algo para estudar. Um dos softwares que mais me interessam no pacote, depois do Photoshop CS4 é o After Effects, software que literalmente pode salvar você em trabalhos críticos de pós-produção ou simplesmente elaborar uma animação, mesclando animação, vídeo, fotos e sons.

Os vídeos da Adobe, disponíveis no web site oficial do After Effects são bons, mas não entram detalhes ou mostram aspectos interessantes da história do softwares. Se você quiser conferir alguns tutoriais, sobre as novidades do After Effects CS4 produzidos por um artista experiente no assunto, recomendo uma visita ao Motionworks. Nesse web site o autor John Dickinson publicou quatro tutoriais em vídeo de excelente qualidade, descrevendo em detalhes as novidades sobre o After Effects CS4.

Os vídeos têm tamanhos diferentes e variam nos assuntos, para fazer o download de cada um deles, visite os links indicados abaixo, que levam ao artigo do Motionworks em que cada um deles está publicado:

  1. Interface do After Effects CS4: Nesse primeiro vídeo o autor fala sobre a nova tela de inicio do AE CS4, que é semelhante a outras ferramentas da Adobe, permitindo ao artista abrir projetos recentes e iniciar uma nova composição. Depois ele comenta sobre as mudanças na interface, desde as mais sutis como a cor dos menus até os ícones. Por último o vídeo aborda uma opção de pesquisa poderosa, em que de maneira semelhante ao Premiere CS4, permite ao artista fazer busca em composições e procurar vídeos e outros elementos do projeto. A busca pode ser realizada tanto na janela de projetos como na timeline.
  2. Navegando na composição e visão em fluxograma: No segundo vídeo a análise é mais prática, sendo a primeira opção analisada a visualização de composições. Agora no After Effects CS4 é possível visualizar de várias maneiras composições em hierarquias. Existe até uma opção chamada Mini-flowchart que mostra os relacionamentos em forma de fluxograma, para gerenciar melhor projetos complexos.
  3. Integração com os layers 3d do Photoshop CS4: O terceiro vídeo aborda a integração com os layers 3d do Photoshop CS4, em que é possível importar mesmo um modelo 3d e trabalhar o material em composições mais avançadas. No vídeo podemos acompanhar um exemplo do uso dessa opção, com a manipulação de um carro em 3D.
  4. Efeitos e filtros: No último vídeo o autor mostra alguns efeitos e filtros para atribuir às imagens uma impressão do tipo cartoon, ou mesmo criar simulações com nevoeiro.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre o After Effects, recomendo uma visita ao Motionworks e o download dos vídeos, para aprender um pouco mais sobre o After Effects CS4.

2017-04-11T10:33:37+00:00 By |After Effects|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Diogo Nunes 27/11/2008 em 10:54 am

    olá, estou precisando de usar 2 câmeras dentro de uma composição do after effects de maneira que uma movimente certos objetos e a outra movimente os objetos restantes, você pode me informar como eu utilizo esse lance?

    um abraço

    muito obrigado

  2. Léo Costa 23/12/2008 em 9:24 am

    olá!
    gostaria de saber quais os filtros que posso utilizar nos videos depois de editados, pra uma melhoria, ouvi dizer que o after é que faz isso!!!

  3. Hugo 02/07/2009 em 5:11 pm

    Olá
    Gostaria de saber qual o melhor formato de renderização de uma animação que fiz no After Effects CS4.
    As opções são várias, só que não achei o formato rmvb (Real Media), que me parece o melhor no quesito compactação x qualidade.
    E como faço para otimizar ao máximo a performance do meu micro (Pentium 4 – 2.0, 3 gigas ram, placa video 512 G-Force), já que o próprio After Effects dá várias opções. Pois gostaria de diminuir o tempo que gasto pro render (70 min p/ uma animação de 2 min.)
    Um abraço,

    Hugo Aroeira

  4. Jairo Rondinelli 16/04/2010 em 11:35 am

    Amigo, vi um vídeo no programa PÂnico na TV, onde tinha uma montagem com o Serra e a Dilma Rosset, onde colocaram a cabeça deles em outra pessoa que estava dançando. te pergunto: Esse programa – Adobe Effect CS4 faz esse tipo de montagem? como seria?

  5. Lucas de Britto Negreiros 01/05/2010 em 1:35 pm

    Alan sou seu aluno na mauricio, você teria algum tutorial no adobe affter para se colocar um contador de minutos e segundos em videos, to precisando, to tentando fazer mais não tem efeito nenhum.

    Abraços.

Deixar Um Comentário