Tutoriais e palestras gratuitas sobre o LightWave 3D 9.5

Já faz um bom tempo que não falo aqui no Blog sobre o LightWave 3D, e a Newtek atualizou a sua página sobre o LightWave despois da Siggraph com vídeos e tutoriais de demonstração, resolvi publicar um artigo falando sobre algumas dessas atualizações, para que os interessados em usar o software, possam conhecer mais sobre ele. Se o seu objetivo é evitar softwares da Autodesk, o LightWave é uma ótima opção, junto com o Houdini e o Cinema 4D. Uma das coisas que sempre me chamaram muito a atenção em relação ao LightWave é a sua ótima relação custo x benefício. Entre as ferramentas 3d proprietárias de alto desempenho, o LightWave é o que apresenta menor custo em comparação aos benefícios propostos.

Sempre que precisei indicar soluções pagas para escritórios e produtoras, eles acabavam optando pelo LightWave, pelo seu valor ser inferior a novecentos dólares, para versões sem o manual do software impresso.

Bem, mas e se antes de comprar, você quiser avaliar e conhecer melhor o software? Até mesmo estudar as suas ferramentas para conhecer mais sobre ele? Para isso, a Newtek tem um arsenal de tutoriais em vídeo sobre o LightWave 9.5 e palestras gravadas na Siggragh 2008. Eu mesmo não tenho licença do LightWave e não o utilizo para meus projetos, mas como gosto de conhecer as técnicas e ferramentas do software, para comparar com os softwares da Autodesk e até mesmo o Blender 3D, já assisti e estudei os vídeos disponíveis no web site e posso recomendar o material da Siggraph!

Os tutoriais sobre o LightWave são até básicos e mostram opções de modelagem poligonal e opções de animação avançada e câmeras. Mas, nos vídeos da Siggraph é que encontramos algumas demonstrações muito interessantes do poder do software. Entre os vídeos e assuntos abordados, esses são os mais interessantes:

  • Opções avançadas de radiosidade: Aqui vale ressaltar que o LightWave tem um dos melhores renderiadores entre os softwares 3d.
  • Criação de pelos e cabelo com o FiberFX
  • Making of e exemplos dos efeitos no seriado Sarah Connor Chronicles: Esse é um ótimo exemplo de como o LightWave é usado em seriados, com uso intenso de efeitos especiais
  • Usando o editor de nós para criar materiais

Cada vídeo tem aproximadamente 10 minutos de duração, mas são muito interessantes para compreender um pouco mais do software, e a melhor parte é que tudo é gratuito. Os vídeos da Siggraph não podem ser copiados, mas os tutoriais sobre o LightWave 9.5 podem ser copiados sem maiores problemas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutoriais e palestras gratuitas sobre o LightWave 3D 9.5”

  1. Bom Dia!

    Gostaria de saber, como eu faço para fazer uma curva de tubo em 3d autocad 2000.

    Raio em 3d

    Aguardo contato,

    Obrigado,
    Claudinei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *