Enquanto estamos esperando pelo lançamento do Blender Game Kit atualizado, vamos acompanhar mais um excelente tutorial sobre a Game Engine do Blender 3D. Nesse tutorial, o tema usado é um assunto pouco abordado entre os vários tutoriais sobre criação de jogos e animações interativas com o Blender, que é a manipulação conjunta dos blocos de lógica e as propriedades dos objetos. O tutorial a seguir, mostra um excelente exemplo de como é possível adicionar propriedades em objetos para controlar, de maneira dinâmica a criação de geometria ou até mesmo adicionar condições, para que eventos aconteçam no jogo.

Antes de mostrar o tutorial, apesar de o conteúdo ser excelente, a qualidade do vídeo no Vimeo não está muito boa, portanto eu recomendo que você faça o login no Vimeo para copiar o arquivo AVI original do tutorial, que está com qualidade infinitamente melhor.


Blender VT – GE Properties from Dimitris Christou on Vimeo.

O objetivo do autor nesse tutorial é bem fácil de entender, mas os conceitos que ele aborda podem servir de exemplo para a criação de jogos mais complexos. Basicamente o vídeo mostra como adicionar esferas, sempre que a barra de espaço for pressionada no teclado. Além dessa característica, o jogo desenvolvido no tutorial tem um contador, que quando chega a zero, faz com que o Blender saia da exibição da Game Engine.

Como ele faz isso?

A parte da esfera é feita com a configuração de uma esfera e um Empty. A esfera está oculta na camada 2, que está estrategicamente desligada. O modelo da esfera recebe todas as propriedades de um objeto ativo na GE, como as propriedades Actor, Dynamic e Rigid Body. O Empty recebe controladores, sensores e actuators para adicionar um objeto com o mesmo nome da esfera.

Quando o artista pressiona a tecla do teclado, uma nova esfera é adiciona com as propriedades e velocidade determinada no actuator. Esse tipo de exemplo pode servir para que você crie jogos de tiro.

O próximo passo do vídeo é mostrar com uma propriedade personalizada, pode ser adicionada na interação. O autor adiciona uma propriedade numérica, no valor de 10 e cada vez que a barra de espaço é pressionada, esse valor e reduzido em uma unidade, e quando chegar a zero o Blender deve abortar a animação da Game Engine.

Outro ótimo exemplo, de como você pode adicionar condições para que um jogador possa avançar em uma fase, ou fazer novos obstáculos ou personagens aparecerem na animação interativa. Tudo que você precisa fazer é adaptar os exemplos para situações mais complexas.

Mais uma vez, recomendo que você faça o download da página do Vimeo, para uma melhor qualidade no vídeo, caso você tenha interesse em acompanhar com mais detalhes os botões e menus manipulados no tutorial.