Muito do que fazemos em softwares 3d tem como finalidade a incorporação do conteúdo em alguma cena real, seja essa cena real uma fotografia ou um vídeo, vários artistas 3d precisam conhecer as técnicas necessárias para integrar 3d com imagens reais. Em empresas fora do Brasil, esse tipo de tarefa fica sempre sob responsabilidade de um artista especializado, mas o perfil da empresas brasileiras é contratar profissionais com formação generalista, para produzir e atuar em todas as áreas. Por isso, esse tipo de conhecimento é muito valioso!

E dependendo da ferramenta 3d usada, a tarefa de elaborar a composição com modelos 3d e animação, com conteúdo real pode ficar mais fácil! Veja o exemplo do Maya, que nos oferece uma opção para usar imagens colocadas em planos de fundo, como o chamado Background shader.

Mas, como ele funciona? Para visualizar um ótimo exemplo de como é possível usa esse shader, o vídeo abaixo mostra como é possível mesclar no Maya, inclusive com algumas dicas de Photoshop, um robô gigante em um cenário de cidade.


Tool Tip – Use Background Shader from JohnSka7 on Vimeo.

Para quem está querendo aprender mais sobre o uso do Maya, o material é muito bom!

O procedimento que o autor usa é muito semelhante que se faz em todos os softwares 3d, que é a criação de uma grande plano, posicionado de maneira estratégica na parte posterior da cena. Esse mesmo plano recebe uma textura com uma fotografia que deve funcionar como fundo do cenário. Claro que isso exige grande quantidade de cuidados, para que na hora do render a fotografia possa ser renderizada com a iluminação correta e sem nenhum tipo de distorção. A distorção é a pior parte, pois uma quantidade mínima de desvio deixa evidente na imagem que se trata de algo semelhante a um cartaz ou plano no fundo.

No tutorial, você vai aprender a realizar todas essas operações no Maya, configurando a renderização com sombreamento e ajustando a câmera, para que a mesma não se mova e dê a entender que a foto não é 3d.

E de quebra, o autor ainda mostra como é possível fazer alguns truques de composição no Photoshop. Se você quiser acompanhar em mais detalhes os menus e janelas do Maya, usados no tutorial, recomendo visitar a página do tutorial no Vimeo, pois o autor salvou o vídeo em alta definição! Todos os menus são bem visíveis!