Incrível exemplo de animação para jogos produzida no 3ds Max, Vue e After Effects

Apesar de nos últimos meses não ter me dedicado muito a jogos de computador, ainda acompanho com muito interesse as animações e cinematics, produzidos por algumas empresas especializadas. Na maioria dos casos esses cinematics são pequenas produções, com apenas alguns minutos de duração. Mas, em termos técnicos o nível de detalhamento e sofisticação na animação 3d é impressionante e digna das maiores produções, que estamos tão acostumados a visualizar no cinema. Uma empresa chamada Realtime UK do Reino Unido, acabou de publicar nos fóruns da CG Society, um dos seus últimos trabalhos que é exatamente uma pequena animação para um jogo chamado Stormbirds.

Para quem tiver interesse em fazer o download, ele está disponível em HD (720p), e tem aproximadamente 150 MB.

O pessoal do estúdio publicou o material no fórum, e como é de costume do pessoal lá na CG Society, os artistas ao redor do mundo fizeram várias perguntas ao pessoal do estúdio, sobre o processo de criação do material. Em reposta, uma pessoa do estúdio publicou várias informações e algumas telas dos modelos 3d usados na animação, para ilustrar o processo de criação.

Para ajudar as pessoas que tem pouco conhecimento com o inglês, elaborei um pequeno sumário com algumas informações, publicadas no fórum:

  • Tempo total de produção da animação: oito meses
  • Softwares usados no projeto: 3ds Max, Vue, After Burn, V-Ray, Adobe Premiere e After Effects
  • No caso do Vue, ele foi usado apenas na cena em que um avião parecido com um A10, aparece sobrevoando um cenário de floresta. Os outros cenários foram todos produzidos no 3ds Max
  • Na cena do Vue, foi necessário fazer um truque de composição posicionando imagens estáticas no plano de fundo do 3ds Max, para poder integrar o material com os mesmos efeitos de Motion Blur
  • Todas as partículas e fumaça da animação foram criadas no After Burn
  • Apesar de parecer obra de softwares como o ZBrush, os terrenos são todos oriundos de modelagem poligonal mesmo no próprio 3ds Max
  • Para finalizar o projeto em tempo, o estúdio usou a sua própria render farm

Mesmo sem um making of mais extenso, recomendo o download do material que pode ser copiado de maneira gratuita e em alta resolução. Para quem está estudando computação gráfica, o vídeo é um excelente exemplo de trabalho profissional, de um estúdio de tamanho médio que presta serviços para a indústria de jogos.

E o jogo? Será que é bom? Não sei dizer, mas os cinematics são excelentes!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Incrível exemplo de animação para jogos produzida no 3ds Max, Vue e After Effects”

  1. Oi, Allan

    Muito bom esse artigo. A pouco tempo um aluno me perguntou sobre o Blender em produção de jogos. Eu acredito ter visto algum artigo teu sobre o assunto.

    Parece que o Blender tem uma versão que vem com recursos para quem desenvolve jogos. Você confirma?

    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *