Tutorial de modelagem por subdivisão com o Blender 3D

Esse vídeo que estou mostrando aqui nesse artigo hoje não é novo, foi publicado em meados de Outubro por ninguém menos que Andy Goralczyk, o diretor de arte e criação do Big Buck Bunny e uma dos artistas 3d, mais respeitados da comunidade Blender. O material deveria ser uma seqüência de tutoriais sobre modelagem por subdivisão, mas ao que parece o Andy acabou ficando sem tempo ou esqueceu. Se você parar um pouco para analisar o vídeo, vai perceber que ele é intitulado timelapse 1, como sendo a parte um de um projeto de modelagem.

O projeto em si aborda a criação de um rosto humano realista, usando apenas a famosa técnica da modelagem por subdivisão. O vídeo tem aproximadamente 24 minutos e mostram a criação de partes da topologia de uma cabeça, como os olhos nariz e chega bem perto das orelhas.


Blending Life – Face timelapse 1 (eye to ear) from Andy Goralczyk on Vimeo.

A beleza de um tutorial como esse é que a técnica é comum a quase todas as ferramentas 3d. Repare no vídeo, que basicamente o Andy usa apenas três ferramentas para elaborar o modelo 3d:

  • Extrude
  • Transformações (mover, girar e escalonar)
  • Merge ou Weld (soldar vértices)

Portanto, se o seu software 3d consegue realizar essas operações, e pode colocar aqui praticamente 100% dos disponíveis na web, sejam gratuitos ou comerciais, você pode tranquilamente reproduzir os resultados.

No tutorial, temos um começo incomum para um projeto como esse que é a parte dos olhos. A primeira coisa que é abordada no tutorial é a criação das órbitas e esferas para simular os olhos. Depois as faces são copiadas e ajustadas ao redor dos olhos, para criar a expressão do rosto e chegar ao nariz.

Quem nunca modelou esse tipo de objeto, pode perceber pelo vídeo que o trabalho exige muita paciência e treino, pois mesmo parecendo que o artista tenha conseguido o resultado na primeira tentativa, é quase certeza que ele já havia criado algum modelo semelhante antes. Assim, fica mais fácil dominar e readaptar a mesma topologia para rostos diferentes.

Outro ponto interessante é que a imagem de referência sempre fica de lado, nunca na 3d View do Blender. O que por um lado é mais complicado, permite que o artista possa modelar o objeto ou personagem na vista em perspectiva. Se a imagem estivesse na 3D View seria necessária uma vista ortogonal para visualizar a imagem.

O tutorial é muito útil para qualquer pessoa, interessada em desenvolver melhor suas habilidades com modelagem 3d. Portanto, recomendo que você assista e estude a topologia criada.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Tutorial de modelagem por subdivisão com o Blender 3D”

  1. Oi Allan.
    Querida dizer que você esta de parabéns com o seu trabalho, em esta disponibilizando e correndo atrás de tutorias e dicas não só do Blender mais de outras ferramentas.

    Adorei seu livro (Guia do Usuário), ainda não tive a chance de ler ele todo mais estou sempre consultando.

    Uma coisa que me deixo curioso foi o uso de uma ferramenta, não só nesse vídeo mais em outros, que ele usa algum tipo de circulo para deforma os vértices.

    Já vasculhei a internet atrás de alguma pessoa ou tutoria que pudesse tirar essa duvida, mais ate agora nada =/.
    Gostaria que você me desse essa força ^^

    Desde já agradeço.

  2. O Thiago obrigado pela sua resposta.

    Mais tenho que discorda, ela não esta usando Sculpt Mode pelo fato de todo o momento ele permanecer sempre em Edit Mode, mais andei pesquisando e dando uma olhada em outros vídeos e notei que proportional esta acionado e fiz alguns testes produzindo o mesmo efeito do tutorial, ele aciona usando a tecla de atalho O e faz o controle usando as teclas de manipulação G, S, R fazendo um controle mais fino usando o Pivot.

    Mesmo assim se eu estiver errado peço que alguém corrija.
    Pois também quero aprender se esse não foi o modo executado.

  3. muito bacana, Allan gostaria de saber como fazer para enquanto modelo um lado do rosto do boneco o blender ir copiando o outro no sistema inverso? ajudaria muito. enquanto não dominar as ferramentas vou apanhar muito. achei incrivél o tutorial de modelagem. a facilidade com que ele copia os traços da fotográfia. sempre fui melhor prá criar do que para cópiar desenhos de figuras, por isso adimiro muito os artistas que fazem com perfeição a retratação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *