Clicky

Configuração de personagens para animação no 3ds Max com o Biped

Todas as ferramentas 3d contam com os seus trunfos e ferramentas especializadas em trabalhar com animação de personagens. Algumas dessas ferramentas prometem facilitar e acelerar em muito o processo de animação, permitindo até mesmo que artistas 3d consigam trabalhar sem ter que aprender algumas técnicas básicas de animação, como a deformação tradicional por bones. Dentre essas opções o Biped do 3ds Max é de longe, uma das opções que mais facilita a vida de artistas envolvidos em animação de personagens. A ferramenta é uma derivação do antigo Character Studio que antigamente era vendido como um plugin do 3ds Max, mas foi incorporado ao software com o tempo.

Quem usa o Character Studio pode ter uma vantagem momentânea para trabalhar com animação de personagens, pois vai conseguir elaborar alguns tipos de animação em menos tempo. Mas, o lado negativo é que o sistema e conceitos do Biped são únicos e se aplicam praticamente apenas ao 3ds Max. Sendo assim, o tempo que você gastar aprendendo ele, não poderá ser aproveitado em uma eventual migração para o Maya, Softimage XSI ou Blender.

Assim sim, existe uma enorme demanda por conhecimentos relacionados ao uso de Biped como ferramenta de apoio em projetos de animação. Portanto, mesmo com esse lado negativo ainda é interessante saber como é que a ferramenta funciona.

Caso você queira aprender o funcionamento do Biped, para elaborar um ciclo de caminhada no 3ds Max, o tutorial abaixo mostra muito bem o processo. Apesar de ser realizado no 3ds Max 7, quase todo o processo pode ser aproveitado.

Você vai aprender o necessário para usar o Biped na animação de um personagem. O primeiro passo é criar o objeto Biped que é um personagem já completo, com a estrutura de ossos totalmente configurada e pronta.

Depois que o objeto está criado, basta acionar as opções de controles para animação e ajustar as configurações do Biped. O autor liga a cinemática inversa para os pés do personagem e começa a criar as poses para animação. Basicamente o processo deve ser repetido várias vezes até que o ciclo esteja criado. Antes de começar a trabalhar com a animação é importante definir o framerate também, como o autor do tutorial faz no início do vídeo.

Se você for usuário do 3ds Max, pode aproveitar o tutorial para aprender o funcionamento do Biped.

2017-04-11T10:33:15+00:00 By |3ds max, Animação|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Maxwell B. Medeiros 17/12/2008 em 11:52 am

    Acredito que o Biped está com os dias contados, já que a Autodesk tem em mãos o Crosswalk.

  2. Renato 27/04/2009 em 11:33 pm

    Prezado,

    Seria de grande utilidade se os tutoriais apresentados também fossem disponibilizados em pdf ou html, pois creio que outras pessoas também passem por esta situação de não ter banda larga, os vídeos são demorados demais e travam, ou seja, não consegui acompanhar nenhum dos tutoriais, somente tenho banda larga no trabalho e lá não tem como visualizr os vídeos. Sei que muitos sites agora estão utilizando vídeos do youtube para passar ensinamentos, mas acredito que a melhor saída seja disponibilizar o tutorial também para quem não tem uma banda compatível, pois caso contrário de certa forma se for pensar bem, estaremos efetuando uma exclusão digital.

    Renato.

  3. […] Configuração de personagens para animação no 3ds max com o biped: CLIQUE AQUI! […]

Deixar Um Comentário