Clicky

Making of de comercial usando o LightWave 3d: Cachorro-peixe

Um comercia muito interessante está sendo veiculado nas TVs aqui do Brasil há algumas semanas, em que um carro da Volkswagen é tão bom que cabe até mesmo um cachorro-peixe. Claro que uma suposta aparição desse cachorro-peixe teria que ser trabalhada como computação gráfica e foi exatamente isso que aconteceu. Esse comercial é exclusivo para o mercado brasileiro, por isso os amigos que estão lendo esse artigo em outros países podem não conhecer o comercial. Por isso, estou publicando o vídeo que está disponível no Youtube. Como é de costume, a minha análise sobre o comercial não envolve o mercado publicitário, e sim a produção técnica do mesmo. Qual foi o software usado para produzir o comercial?

Mesmo que muita gente ainda desconheça, o software usado foi o LightWave 3D, como o título do artigo já denuncia. Isso prova que não é necessário usar os softwares mais “famosos” para produzir material de qualidade.

Antes de continuar o artigo, caso você não tenha assistido ainda o comercial, aqui está o vídeo:

Para promover o comercial e o excelente trabalho realizado pela Bitt Animation, responsável pela parte de computação gráfica do comercial, a Newtek publicou na sua newsletter uma entrevista com o pessoal do estúdio, fazendo várias perguntas sobre o uso do LightWave 3d no comercial.

No texto, disponível apenas em inglês, podemos encontrar algumas imagens do modelo 3d do cachorro e algumas informações interessantes sobre a produção:

  • O tempo total de produção do comercial foi de cinco semanas
  • Apenas o LightWave foi usado para a modelagem e animação
  • Na renderização foi usada a radiosidade do LightWave, que é uma das melhores ferramentas de render do mercado
  • O tracking da câmera foi feito diretamente no LightWave, posicionando a parte gravada em locações reais como plano de fundo e animação sobre as imagens
  • As cenas mais difíceis envolviam os closes do personagem, quando a câmera estava muito próxima do mesmo a iluminação ficava muito mais complicada

Esses são apenas os principais pontos comentados no artigo, que apresenta muito mais informação. Ainda é possível fazer o download do comercial em formato MOV.

Um dado interessante, a Bitt Animation é baseada na Argentina.

2017-04-11T10:33:12+00:00 By |LightWave, Making Of|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Leonardo sant´ana de souza 30/12/2008 em 8:29 pm

    Queria muito ver, um trabalho como esse , com essa qualidade feito por um estudio aqui do brasil!!

  2. Guilherme Henrique 31/12/2008 em 3:38 pm

    É.. realmente… apesar que com certeza alguns estudios daqui do Brasil tem toda a capacidade para fazer um comercial como esse.
    Eu estava esses dias dando uma olhada nos sites de alguns estudios daqui do Brasil, e o demoreel deles é bem legal, ainda mais se você for ver o tempo de produção deles.
    Mas olha, eu jurava que era Maya hehehh
    não pela qualidade, pois, da para fazer aquilo com qualquer outro soft 3D de nível, mas sim por causa que o Maya hoje em dia, é de lonje a ferramenta mais utilizada em estúdios, seguindo depois pelo 3ds max.

  3. Luiz Borges 18/11/2009 em 10:33 am

    É realmente, muita gente desinformada. O Light wave 3D, é muito utilizado no Cinema e TV etc… é leve ágil e robusto.
    Outra coisa um dos principais artista 3d (LW) que trabalha na Bit, é brasileiro, estou falando do Mauro Coverlone.

Deixar Um Comentário