Tutoriais gratuitos sobre renderização com Brazil R/S no 3ds Max 2009

Sempre que posso estou comentando aqui no blog sobre um renderizador muito bom para o 3ds Max, chamado de Brazil R/S. Ele apresenta alguns recursos avançados de renderização e foi por muito tempo a escolha de empresas como o Blur Studio, para renderizar seus projetos de animação. Mesmo sendo um software destinado apenas ao uso no 3ds Max, apenas rencentemente eles lançaram uma versão para o Rhino 3D, o Brazil é famoso entre artistas 3d pela sua qualidade e facilidade de uso, mas também pelo alto consumo de recursos do computador, muito que outros renderizadores famosos como o V-Ray.

Apesar de ter um alto valor, a versão comercial do renderizador custa praticamente 1000 dólares, valor semelhante ao cobrado pelo Maxwell Render e V-Ray. Qual a vantagem do Brazil então? Para quem está estudando, a vantagem é que é oferecida uma versão chamada Brazil R/S Rio, destinada apenas a estudantes ou entusiastas, com o foco do trabalho voltado à fins não comerciais. Seria algo como uma versão PLE (Personal Learning Edition) do Brazil R/S.

Mas, e os tutoriais? Como fazer as pessoas aprenderem a trabalhar com o Brazil R/S no 3ds Max?

Para ajudar nessa tarefa, a empresa responsável pelo Brazil, chamada de Splutterfish, fez uma parceria com a Mentalboutmax, para produzir dois excelentes tutoriais em vídeo mostrando o funcionamento da parte básica do Brazil.

Os vídeos podem ser copiados de maneira totalmente gratuita e abordam a interface do Brazil R/S no 3ds Max 2009 e o funcionamento e propriedades das luzes especiais do Brazil, adicionadas ao 3ds Max.

Cada vídeo tem aproximadamente 130 MB com quase uma hora de duração cada um. Dos dois, o mais importante é o primeiro vídeo, por abordar os primeiros passos na configuração do renderizador, como a escolha do mesmo no menu de renderização do 3ds Max, assim como a escolha de parâmetros básicos na configuração da cena e dos materiais.

Para fazer o download dos vídeos, você precisa se registrar no web site da Splutterfish, o que pode ser feito de maneira gratuita.

Mesmo que você não seja usuário do Brazil, mas tenha interesse no 3ds Max, recomendo assistir ao mens o primeiro vídeo pela qualidade do render e por ser um tutorial muito bem elaborado, e gratuito sobre uma ótima opção para os usuários interessados em aprender um pouco mais sobre o Brazil R/S.

Quem sabe um dia você precisa usar esse render profissionalmente? Aqui no Brasil existem algumas produtoras que usam o Brazil há um bom tempo, até mesmo áreas de produção de TV`s fazem uso dele em algumas ocasiões.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutoriais gratuitos sobre renderização com Brazil R/S no 3ds Max 2009”

  1. Olá, primeiramente, muito legal o seu blog, tem muita coisa. Agradeço por dividir essas informações com quem precisa.

    Bom, eu to tentando aprender mas sou um zero a esquerda rsrs.

    Eu gostaria de pedir uma ajuda, eu tentei em vários fóruns, inclusive no fórum area.com da autodesk, porém, ninguem responde.

    Eu só queria saber, como faço pra melhorar a qualidade do 3DS MAX 2009, é que tipow, o gráfico ta meio que serrilhado “não na hora do render, e sim no próprio programa.
    Poderia criar um tutorial explicando como configurar isso?? Ou poderia ao menos me explicar como acerto isso?
    É que as bordas das imagens parecem serrilhadas e é feio isso.

    Minhas config: Win xp, DX9.0C – ATI X1900 XTX, “drivers e directx todos atualizados.

    Obrigado e desculpas por qualquer uncomodo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *