Tutorial After Effects: Criando uma ambientes espacial

O melhor tipo de ambiente para começar a criar uma animação ou até mesmo imagens estáticas é o espaço, pois em termos de iluminação e composição em computação gráfica, não há difusão de luz pela ausência de atmosfera. Por isso, muita gente gosta de modelar e criar veículos e até mesmo planetas, para colocar em espaços virtuais apenas com uma fonte de luz forte. A maioria dos softwares 3d consegue criar esse tipo de ambiente facilmente, mas e se você tiver apenas uma ferramenta como o After Effects para a tarefa? Ele conseguiria criar um ambientes espacial?

Claro que sim! O After Effects é o que chamamos de software 2.5 D em que os objetos no espaço 2d são deformados e ajustados, de maneira a simular muito bem rotações e movimentos em 3d. Tudo isso sem incorporar um ambiente real com três dimensões. O processo de criação para um ambiente espacial no After Effects é relativamente simples, sendo totalmente explicado e detalhado no tutorial abaixo.

O tutorial é muito útil para artistas interessados em incorporar ambientes ou planetas em seus vídeos. O segredo de tudo é conseguir uma boa textura do planeta desejado, para conseguir simular uma esfera em rotação. Nesse exemplo o autor cria a simulação do planeta Terra, com o uso de um mapa usado para texturas do planeta e um filtro do After Effects na parte de perspectivas, que transforma uma imagem 2d em uma esfera.

O mais interessante desse tipo de filtro é que seus parâmetros são animáveis, o que permite aoi artista simular a rotação do planeta.

Mas, o toque final do tutorial e que acaba resultando em um efeito bem interessante é o uso de uma imagem para simular as nuvens do planeta. No tutorial o autor se atrapalha um pouco nesse efeito, mas depois de certo tempo ele lembra o procedimento. No Overflow do efeito Fractal Noise é necessário escolher a opção Wrap back para que seja possível visualizar a superfície do planeta. Para saber mais sobre esses efeitos, recomendo uma visita à documentação oficial do After Effects, disponível de maneira gratuita no web site da Adobe (apenas em inglês).

Esse tutorial é indicado para todas as pessoas interessadas em aprender After Effects, e mostra para os artistas 3d que muitas vezes não é necessário um software 3d complexo e geralmente caro, para criar um efeito tão simples.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *