Clicky

Tutorial After Effects CS4: Motion tracking com o plugin Moca

O trabalho de composição e edição para vídeo pode ser extremamente complicado se o artista não dispuser das ferramentas corretas, para um determinado tipo de projeto. Uma dessas tarefas que exige softwares especializados é o chamado Motion Tracking, em que é necessário identificar um objeto no vídeo e fazer com que o software identifique os deslocamentos do mesmo no vídeo, para que a criação dos mais diversos efeitos fique mais simplificado. A maioria dos softwares que realizam Motion Tracking são baseados na identificação de pontos no vídeo, formados por grupos de pixels.

Junto com o After Effects CS4, um plugin chamado Moca ajuda na elaboração desse tipo de rastreamento no vídeo, com o uso de uma técnica inovadora em relação ao que o próprio After Effects faz. Ele faz o tracking com base em planos no vídeo e não mais em grupos de pixels.

Se você quiser aprender o funcionamento dessa ferramenta, com um ótimo exemplo que mescla o uso de material elaborado no Photoshop com After Effects, o Creative Suite podcast lançou na semana passada um tutorial que mostra os procedimentos para usar a ferramenta no After Effects CS4.

tutorial-after-effects-cs4

O vídeo é bem curto, com apenas 16 MB, mas mostra um tipo de edição que pode até mesmo ajudar na edição de projetos envolvendo material em 3d.

Imagine a seguinte situação, depois de gravar um vídeo com atores contratados e cenários preparados, você percebe que faltou adicionar um pequeno detalhe importante na cena, ou um novo patrocinador surgiu, querendo que a sua logomarca apareça em algum lugar nas paredes de um cenário. Com o material todo pronto, a solução é passar a tarefa para a pós-produção.

No tutorial o autor mostra o processo necessário, para acionar um pôster em um plano no cenário. O detalhe desafiador do projeto é que a câmera está se movendo, inclusive com aquela famosa “tremida” do operador.

Com o uso do Moca no After Effects CS4, que é um software externo ao After Effects mas que se integra perfeitamente as composições, o artista pode delimitar planos para realizar o Tracking. O processo é bem simples, basta desenhar o plano e deformar os cantos do plano, para que o software possa identificar o movimento dos pixels pertencentes àquela superfície.Quando isso está pronto, o autor do vídeo alinha o pôster criado no Photoshop com o plano identificado.

Depois, basta exportar o resultado para a composição do After Effects com o objeto e terminar o projeto.

2017-04-11T10:33:17+00:00 By |After Effects|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Rogério 19/02/2009 em 11:30 am

    Eu gostaria que alguém me envia-se um Link ou site de um tutorial completo de Editar no After Effects CS4

  2. alan 30/11/2009 em 4:06 pm

    amigo, esse plugin funciona também no after effects cs3? e a onde eu posso baixar uma versão trial?

  3. Domicio 20/01/2011 em 2:38 pm

    Eu gostaria que alguém me envia-se um Link ou site de um tutorial completo de Editar no After Effects CS4

Deixar Um Comentário