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Script para converter arquivos PSD em materiais do 3ds Max

Quando uma ferramenta 3d apresenta uma plataforma de desenvolvimento de extensões e scripts, os usuários e estúdios de animação podem desenvolver suas próprias ferramentas e scripts para acelerar seus projetos. Em alguns casos, os artistas e estúdios desenvolvem scripts e ferramentas tão úteis que o mesmo pode ser aproveitado por outras pessoas, para fazer algumas tarefas até então impossíveis. Veja o exemplo desse script para o 3ds Max, que consegue converter arquivos PSD em materiais já organizados para o 3ds Max. Segundo o autor do script, a idéia surgiu para otimizar o processo de criação dos materiais, que na grande maioria das vezes eram criados no Photoshop.

A ferramenta funciona da seguinte forma; primeiro você cria o mapeamento do material no Photoshop, organizando tudo em camadas. Cada camada pode ter um mapa em especial associado, como as imagens específicas para o Bump, Displacement, Specular, Opacity e outros. Com tudo organizado, você pode converter o arquivo PSD diretamente para MAT, que é o formato das bibliotecas de materiais do 3ds Max.

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O melhor de tudo é que o script também consegue organizar os materiais padrão do 3ds Max (scanline), como também os materiais já preparados para V-Ray, Brazil R/S e Mental Ray. Com isso o trabalho de ajuste e criação de bibliotecas de materiais fica muito mais rápido e eficiente.

O script para convertes arquivos PSD em materiais do 3ds Max, pode ser copiado aqui. Nesse mesmo endereço é possível encontrar a documentação completa do script, assim como links para tutoriais e demonstrações em vídeo do seu funcionamento. Antes de usar o mesmo, recomendo que você faça uma rápida consulta da documentação, pois existem alguns procedimentos necessários para fazer a instalação do mesmo.

Esse script me chamou à atenção depois que li uma mensagem em um fórum, sobre um usuário precisando de dicas para texturizar um grande projeto. Se você quiser fazer o download do mesmo para usar em algum projeto, recomendo que faça algum teste antes para comprovar a sua eficácia e utilidade.

Bem que uma ferramenta como essas podia ser lançada para outros sistemas, para transformar arquivos de imagem com várias camadas em bibliotecas de materiais. Seriam muitos cliques de mouse economizados.

2017-04-11T10:33:13+00:00 By |3ds max, Photoshop|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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