Render interno do Blender 3D com Iluminação Global?

Essa semana foi anunciado mais um projeto que pode mudar significativamente, partes importantes do Blender 3D. O mesmo desenvolvedor responsável pela simulação de volumetria no render do Blender, chamado Farsthary, está engajado na melhoria do renderizador interno do Blender 3D com a incorporação de recursos para gerar iluminação global, que hoje só pode ser realizada com renderizadores externos, como o YafaRay.

O projeto ainda está na sua fase inicial, mas renders já podem ser conferidas nesse link, em que várias imagens e vídeos de teste estão disponíveis. A mensagem que divulgou o projeto, assim como alguns comentários de outros artistas que usam Blender, pode ser conferida nesse endereço do fórum Blenderartists.org.

Para facilitar a percepção de como isso pode ajudar o render interno do Blender, montei um mosaico com algumas das imagens:

blender3d-global-illumination

Um dos recursos que deve ser adicionado ao Blender com esse novo projeto é a possibilidade de simular Caustics. Temos que admitir que é louvável o trabalho de melhorar esse tipo de recurso no Blender 3D, mesmo sendo um trabalho árduo, implementar um sistema de iluminação global no render do Blender, deve exigir uma completa reformulação do software.

Mesmo sendo trabalho voluntário, ainda me pergunto se recursos como o desenvolvimento do já lendário Render API, que permitiria uma melhor integração com outros softwares externos, como o YafaRay, Indigo e quem sabe até com renderizadores comerciais (V-Ray, Mental Ray e outros). Isso hoje ocorre com Scripts em Python que exportam o arquivo temporariamente para um formato compatível com o renderizador.

O meu objetivo não é criticar o desenvolvimento de mais uma ferramenta, apenas refletir sobre a real necessidade dela. As pessoas que ajudam no desenvolvimento do Blender o fazem pelos mais diversos motivos podem ser uma pesquisa acadêmica ou o simples fato de ajudar mesmo.

O problema nesse caso é a perda de foco do Blender, em tarefas que já podem ser realizadas, e muito bem, por softwares livres já existentes e com boa base de desenvolvimento. O YafaRay é um ótimo exemplo disso. Quem sabe mais ferramentas de modelagem, opções de configuração com nós ou animação avançada.

Esse é um ponto delicado no desenvolvimento do Blender, e outros softwares de código aberto. Quando um dos meus alunos me pergunta; por que o pessoal da Fundação não trabalha para criar ferramentas que igualem o Blender ao 3ds Max ou Maya?

A minha resposta é simples; eles não têm obrigação de fazer nada, inclusive o código fonte do software é aberto. Se você quiser criar ou melhorar uma ferramenta, basta fazer o download do código e modificar você mesmo.

Por isso, podemos refletir e até mesmo desejar melhorias no Blender, mas seria demais cobrar resultados ou ferramentas das pessoas que trabalham no código de maneira voluntária.

Só para concluir, acho que é uma coisa boa a iluminação global, mas ainda assim devo continuar usando o YafaRay, pela compatibilidade de projetos passados e atuais. Para chegar no mesmo nível do YafaRay, deve demorar um pouco para que esse projeto seja concluído.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Render interno do Blender 3D com Iluminação Global?”

  1. Desculpa perguntar isso aqui, mas tenho uma dúvida: o Yafaray requer que a iluminação seja feita por fora ou podem ser usadas a do blender mesmo? E os materiais, nodes e etc, mesma coisa?

  2. Uma idéia qua me ocorre às vezes é a seguinte, a maioria das pessoas que desejam recursos são artistas, poucos são programadores, menos ainda com conhecimento sobre o codigo do Blender.
    Recursos adicionados por boluntarios (como a integração da lib nurbana), podem demorar anos para sair, e o desenvolviemto feiro pelo time oficial da Blender Foundation é constante mas não é tão rápido, resumindo o desenvolvimento profissional (remunerado e com foco) dá mais resultados, mas parece que falta dinheiro para financiá-lo.
    Será que se a BF fizesse um votação para escolher os 3 recursos mais desejados para adicionar ao blender, dissesse que precisaria de tantos mil euros para financia-lo e de tantos meses para desenvolve-lo, com certeza a comunidade iria se movimentar e ajudar a financiar, ela ja fez isso uma vez para “comprar” o codigo fonte do Blender e torna-lo livre e aposto que faria de novo.
    Eu ajudaria e você??

  3. Oi Vando,

    Isso já acontece com os projetos Open Movie (Big Buck Bunny) e Open Game (Yo Frankie!), em que o financiamento dos projetos gera novas ferramentas. Mas, não é possível escolher a função desenvolvida, isso está condicionado as necessidades do projeto. Quem compra os DVD`s desses projetos está ajudando muito no desenvolvimento do Blender.

    Abraços

  4. Olá,
    Talves aqui não seja o lugar mais indicado para fazer este tipo de pergunta. Estou a procura de um soft para desenvolvimento de simulações óticas interativas. Exemplos: Lentes concavas e convexas, formação de imagens e etc. Isso seria possível com o Blender?
    Obirgado

  5. Cara… estou com uma dúvida para a qual ainda não achei resposta em lugar nenhum… Seguinte… preciso renderizar um vídeo com fundo alpha, para sobrepor este em um outro vídeo em um editor de vídeo (videostudio pro x3). Sei que renderizando a imagem em PNG ou TGA existe a opção RGBA pra renderização, mas assim renderizo como imagem estática. Preciso de um vídeo (animação), com fundo alpha… como faço pra renderizar? O que eu queria era algo como o que é mostrado nesse tuto pra 3D max: http://www.videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=80&t=6867

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *