Tutoriais de composição e modelagem com Blender 3D

Nos últimos dias foram publicados na web alguns tutoriais de alto nível sobre o Blender 3D, abordando aspectos bem diferentes da ferramenta como a modelagem 3d de um inseto e a composição de uma cena simples. O primeiro tutorial foi publicado hoje por um artista chamado Ricardo Varetti, sendo que apesar de abordar uma cena de baixo nível de complexidade, ele conseguiu atribuir um nível de realismo a cena muito bom, com o uso dos nós de composição do Blender 3D. A cena consiste na imagem de uma série de pilhas, distribuídas sobre uma superfície abstrata que lembra muito o ambiente de um estúdio.

Apesar do ótimo grau de realismo, o render usado para gerar a cena foi o interno do próprio Blender 3D, usando apenas o Ambient Occlusion para melhorar a iluminação. Um excelente vídeo com a demonstração de como a cena está organizada foi publicada no Vimeo, e caso você visite a página do vídeo pode assistir ao material em alta definição, em tela cheia é possível visualizar os detalhes na interface do Blender 3D.

blender compositing breakdown from TimmY on Vimeo.

A organização da cena pode ser visualizada sem maiores problemas, mas sem uma explicação dos efeitos usados na composição dos nós, que ficou demasiadamente complexa, o vídeo serve apenas como uma demonstração do que pode ser feito com o uso dos nós. O artista separou a cena em várias camadas de renderização, para depois mesclar tudo com os nós de composição. Vários efeitos diferentes foram compostos usando os nós, desde reflexões até o efeito de profundidade na cena.

Já no segundo tutorial que só pode ser assistido no Vimeo mesmo, o artista Sebastian König mostra o processo necessário para modelar uma mosca usando subdivisão no Blender 3D. Esse tutorial pode ser usado como referência para a criação de objetos semelhantes, pois o acompanhamento do mesmo é mais simples que o primeiro.

A técnica de modelagem 3d usada pelo artista já é conhecida da maioria dos artistas 3d, portanto basta seguir os passos exibidos no vídeo, para conseguir criar um modelo semelhante. Mas, mesmo parecendo simples de seguir, a topologia criada pelo artista é complexa e exige muita paciência para ser reproduzida. O que faz desse vídeo um excelente tutorial para artistas interessados em desafios de modelagem, inclusive as pessoas que usam outros softwares, pois a técnica da subdivisão pode ser reproduzida em praticamente qualquer software 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *