A SideFX está com uma campanha agressiva de divulgação e incentivo para que artistas 3d usem seu renomado software 3d, o Houdini. Entre as diversas iniciativas como a publicação constante de material em vídeo com tutoriais e dicas, sobre o uso de software, agora eles estão com um concurso, em parceria com a revista 3D World, muito interessante em que os prêmios podem chegar softwares no valor de 13.000 dólares. O objetivo do concurso é bem simples, basta aproveitar uma das cenas disponíveis no web site do concurso e criar uma animação interessante no Houdini Apprentice. Os artistas que conseguirem elaborar as cenas mais criativas e engraçadas com o material disponibilizado no web site, ganham o concurso.

Uma das cenas que faz parte do concurso pode ser consultada no Youtube:

Como você pode perceber, já existe uma animação básica nos vídeos. O material foi totalmente produzido no Houdini e a composição criada no PFTrack. Só de olhar para o vídeo, em que uma pessoa está fugindo de uma suposta ameaça subterrânea, a nossa imaginação já começa a imaginar o que poderiamos criar para introduzir na cena.

Alguns concursos de idéias como esse, são restritos apenas para artistas residentes em países determinados no regulamento, mas pelas regras é possível participar do concurso de qualquer país do mundo. O Houdini Apprentice é uma versão de aprendizado do Houdini, que pode ser copiada e usada livremente por qualquer pessoa. Claro que o objetivo é fazer com que as pessoas aprendam a usar o Houdini, mesmo que você não ganhe o concurso, pode no final acabar gostando do software e começar a usar o mesmo em ambiente de produção.

O material produzido para o concurso não precisa necessariamente ser criado e modelado no Houdini, as regras do concurso permitem que a modelagem 3d seja realizada em outro software. Mas, a renderização e animação deve ser realizada totalmente no Houdini.

Essa é uma ótima oportunidade de colocar os seus conhecimentos a prova, com a possibilidade real de ganhar licenças para alguns dos softwares mais caros, e poderosos na indústria da computação gráfica. O prazo para inscrições é até 1 de Maio. Leia atentamente as instruções no link indicado, pois é necessário enviar o material para o Youtube e depois encaminhar a URL do vídeo por e-mail, para o pessoal da revista 3D World.