Para as pessoas interessadas em aprender mais sobre modelagem 3d, principalmente para a modelagem que se assemelha ao processo de criação em ambientes CAD, uma ótima coleção de tutoriais sobre o assunto foi publicado por um artista que usa o Blender em cursos de design. Os tutoriais estão divididos em duas partes, sendo uma delas dedicada à modelagem de objetos mecânicos como peças de carros e partes metálicas de outras máquinas. Mas, para mim o maior destaque é mesmo a seqüência de tutoriais sobre modelagem de móveis, alguns deles com topologia complexa como a cadeira Panton.

Essa cadeira é um desafio para artistas especializados em modelagem 3d, pela sua topologia complexa e cheia de curvas. Nos softwares com ferramentas do tipo NURBS o processo é bem simplificado, mas quando o assunto é modelagem usando subdivisão a tarefa é um pouco mais complexa.

modelagem3d-blender-moveis-cad

Os tutoriais de modelagem com Blender 3D, podem ser acessados nesse endereço. Use a barra na direita para acessar outros vídeos.

O autor do tutorial usa basicamente a técnica conhecida como edge modeling, em que uma superfície simples é criada para que suas arestas sejam replicadas e construam a geometria do modelo 3d. Para conseguir criar um modelo 3d dessa maneira, ele usa dois artifícios importantes para facilitar a modelagem que são:

  • Imagem no plano de fundo da 3D View como guia
  • Modificadores Subsurf e Mirror aplicados antes da modelagem iniciar, assim é possível visualizar as ações do processo de modelagem em tempo real

Esse tutorial está dividido em duas partes, sendo indicado para pessoas com conhecimento intermediário no Blender. A narração está em língua inglesa, mas o vídeo apresenta no canto inferior direito da tela as teclas de atalho usadas na modelagem, para ajudar as pessoas que não conseguem entender as teclas pressionadas pelo autor.

Além desses tutoriais, o autor ainda apresenta algumas dicas valiosas, como os procedimentos necessários para trabalhar com precisão no Blender, e o uso de curvas para criar estruturas tubulares em 3d. As mesmas estruturas tubulares são aplicadas em modelos 3d de cadeiras.

A quantidade de tutoriais em vídeo é considerável, portanto recomendo que você marque o link para os vídeos e assista aos mesmos quando você tiver um bom tempo disponível.