Clicky

Modelagem de personagens Low Poly no 3ds Max

A modelagem 3D destinada a área de jogos eletrônicos apresenta alguns desafios interessantes, como conseguir mostrar o máximo de visual com a menor quantidade possível de dados. Isso significa usar a mínimo possível de informação para os modelos, como o uso de faces e triângulos. Mas, existem vários artifícios usados para conseguir o máximo de eficiência na criação visual com baixa demanda em termos de memória e processamento.

O melhor artifício para conseguir otimizar os modelos 3d para jogos é focar nas texturas. Por exemplo, quando um personagem precisa ser caracterizado com cabelos, podem ser usadas imagens com transparência (canal alpha), aplicadas em planos posicionados estrategicamente na cabeça do modelo. Na renderização a impressão que uma boa textura passa é tão boa quanto cabelos gerados usando partículas.

Para quem está interessado em aprender o funcionamento desse tipo de configuração, assim como o processo completo de modelagem para um personagem Low Poly no 3ds Max, o tutorial indicado nesse link mostra bem o processo.

tutorial-3ds-max-modelagem-lowpoly

Todo o tutorial está dividido em cinco partes bem definidas, englobando a parte de seleção das imagens de referência até a composição final do cabelo. No total são vinte e quatro páginas com imagens em ótima resolução, e procedimentos de modelagem 3d bem explicados.

A modelagem é desafiadora na parte do planejamento, mas assim que o procedimento e a topologia estiver bem planejada e definida, a velocidade com que os objetos e polígonos são organizados é bem rápida. Apesar de não explicar a parte de planejamento do modelo 3D, o simples exercício de seguir o processo de criação ajuda muito a compreender a dinâmica da criação de personagens. Se você quiser treinar a criação conceitual de personagens, recomendo fazer esboços no papel mesmo. Nos grandes estúdios, o planejamento é feito com uso de esculturas em argila. Mas, acredito que os recursos financeiros disponíveis para projetos médios ou pequenos, inviabilizam a contratação de um escultor.

O personagem criado no final do tutorial é excelente para uso em ambientes que funcionam na base da renderização em tempo real. Apesar de estar em língua inglesa, o tutorial é muito bom, sendo recomendado a todos que se interessam pelo desenvolvimento de conteúdos para jogos.

2017-04-11T10:33:06+00:00 By |3ds max, Modelagem 3D|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. lela 02/12/2009 em 7:44 pm

    …queria saber se não existe a possibilidade de ver estes videos em português???

  2. Chaos 09/04/2010 em 1:18 pm

    HAHA, Alan Brito, vejo seu nome em todos sites que acesso.
    a primeira vez foi quando tentei baixar o havok 3d, acho uqe pe isso…
    uma outra vez foi num site de animação 2d/3d´.
    e agora novamente aqui…
    hum, vc cria modelos low poly, e ainda ficao ótimos.
    levando em conta que o software que estausando é realmente bom…
    em fim, eu esperava isso do max.

Deixar Um Comentário