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Artistas 3D que usam o Blender profissionalmente: Entrevista com Teisson Fróes

Uma das principais dúvidas que os artistas 3d iniciantes têm ao escolher o Blender 3D como seu software de produção 3d é; será que ele é realmente bom? Quais trabalhos profissionais usam Blender? A resposta é sempre a mesma para essas pessoas, que a diferença está no talento do artistas e não na qualidade ou poder do software. Alguns projetos como o Big Buck Bunny ou o Yo Frankie! mostram bem o poder que o Blender tem nas mão de artistas talentosos, mas o que realmente impressiona é que você pode estar assistindo comerciais de TV produzidos no Blender e nem sabia.

Aqui no Brasil é cada vez mais fácil encontrar artistas talentosos que usam o Blender 3D para produzir material publicitário de alta qualidade para TV. Hoje vou falar sobre mais um desses artistas chamado de Teisson Fróes, que tem um portfólio de trabalhos bem impressionante e produzido quase que na sua totalidade no Blender 3D. Quer conhecer mais sobre o trabalho do Teisson? Nesse link é possível fazer o download do Demo Reel dele (Arquivo MOV – 80MB), em que é possível conferir algumas imagens do próprio artista manipulando e produzindo algumas das suas cenas no Blender.

Dentre os seus trabalhos, podemos destacar o projeto que envolveu a modelagem e renderização de um Boeing da VARIG, posicionado no interior de um hangar. A modelagem foi realizada no Blender 3D com a iluminação feita no YafRay usando HDRI na iluminação. Se você não fez o download do Demo Reel do Teisson, essas são algumas imagens do projeto envolvendo a VARIG.

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Para conferir mais trabalhos do Teisson, assim como vídeos dos Making of`s dos seus trabalhos, em que é possível visualizar em algumas cenas o Blender sendo usado na produção, seja na modelagem ou animação de objetos, recomendo visitar os seguintes links:

  • Vídeo de produção para o comercial da VARIG
  • Vídeo de produção para o comercial da NET Digital
  • Páginas com links para vídeos e imagens dos trabalhos realizados pelo artista

Depois de assistir a todos os vídeos e materiais produzidos pelo Teisson, entrei em contato com ele e perguntei se o mesmo concordaria em participar de uma pequena entrevista. Assim que consegui organizar as perguntas para o artigo, enviei para ele e as respostas podem ser conferidas logo abaixo. Antes de terminar essa parte do artigo, gostaria de agradecer ao Teisson pela entrevista e materiais cedidos para a mesma, assim como o leitor Bruno Mendes que me deu a dica sobre os trabalhos dele, pelo formulário de contato.

Para falar com o artista e conferir mais dos seus trabalhos, esse é o link para a sua página oficial.

Agora a entrevista, intercalada com algumas fotos do próprio Teisson no seu ambiente de trabalho, editando o comercial para a NET Digital no Blender. Ainda é possível conhecer uma “pequena” render farm utilizada pelo artista, adaptada para a produção de trabalhos no Blender, YafRay e Indigo:

Allan Brito: Antes de começar a primeira pergunta, gostaria de parabenizá-lo pelo fantástivo portfólio. Hoje em dia, qual a sua principal atividade na área de computação gráfica? Composição? Modelagem? Artista de finalização?

Teisson Fróes: Minha principal atividade na computação gráfica está direcionada a viabilização de produções cinematográficas que possuam restrições específicas, ou seja, tornar “realizável” uma produção que tenha um tempo limitado ou uma verba limitada. E em alguns casos até inviabilidades geográficas, usando como principal ferramenta a pós-produção. Atualmente faço supervisão e opero o equipamento em todas as etapas da pós-produção, e em alguns casos que exija uma modelagem orgânica ou animação mais avançada, conto com uma equipe de frelancers.

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Allan Brito: Como você começou a trabalhar nessa área? Foi necessário algum curso ou formação especial para ingressar nessa carreira?

Teisson Fróes: Na realidade sou técnico em eletro-eletrônica e fiz um ano de engenharia da computação e um ano de bacharelado em cinema, participei de projetos do SEBRAE de incubadoras de empresas e de centros de pesquisas de aplicação de sistemas microcontrolados. A minha entrada na área audiovisual aconteceu quando fui convidado por um amigo, pelo meu interesse pelo setor e o fato de operar bem um computador, para auxiliar na finalização de uma produtora de efeitos especiais em Minas (Romsoft) e com passar do tempo a habilidade em manipular a imagem foi se desenvolvendo num processo autodidático.

Allan Brito: Como o Blender 3D está inserido no seu processo de trabalho?

Teisson Fróes: O Blender3D surgiu como uma solução para meu sistema de trabalho. Como já tenho familiaridade com linguagens de programação, ter um sistema aberto e customizável como Blender3D me deu a possibilidade de criar meu próprio workflow.

Allan Brito: O mercado brasileiro de publicidade discrimina artistas que conhecam apenas o Blender 3D? Ou é necessário conhecer softwares como o 3ds Max e Maya para trabalhar?

Teisson Fróes: Comparado a outros softwares o Blender3D é muito novo. Por este fato profissionais e produtoras que estão a mais tempo no mercado logicamente não o utilizam. De fato, existe um certo espanto quando digo que utilizo o Blender3D, ou uma insegurança quando digo que vou fazer algum trabalho no Blender3D. Mas o que eu tenho tentado mostrar, através do meu trabalho, em todos os lugares, é que existem, como o Blender3D, ferramentas poderosíssimas e muito flexíveis no universo freeware. Com relação a saber operar outros softwares, é fundamental, toda estrutura baseada numa única ferramenta é vulnerável e possívelmente limitada. Invista no Blender3D mas saiba utilizar outras plataformas.

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Allan Brito: Dentre os trabalhos expostos no seu portfólio, o que mais chama a atenção é o da VARIG. O que você pode nos dizes em relação à produção daquele comercial? Quais os desafios? Como o Blender 3D foi usado?

Teisson Fróes: Como já citei antes, meu trabalho é, viabilizar produções cinematográficas através da computação gráfica. A nova marca da Varig foi lançada na TV paralelamente com a atualização da nova programação visual, ou seja, ainda não havia nenhuma aeronave com a nova marca. Tínhamos a opção de trazer os aviões ou ir ao Texas para aplicar a nova arte e filma-los, por questões de cumprimento de prazos foi dispensada. Então pesquisei a possibilidade de construir um modelo 3D do 767 e aplicar em cenários e substituir as artes dos outros aviões via computação gráfica 3D + composição. Foi um trabalho super tranquilo com o Blender3D + Yafray em 10 dias.

Allan Brito: Pelo que podemos perceber nos vídeos do making of, foi usado um mapa HDRI para iluminação. Essa é geralmente a técnica que você usa para seus trabalhos?

Teisson Fróes: Na maioria dos casos de aplicação de objetos sintéticos em cenas reais utilizo o mapa de iluminação HDRI. Pois reproduz quase que perfeitamente a luz do ambiente em que o objeto será aplicado, poupa bastante tempo na criação da cena em 3D e na composição final.

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Allan Brito: Quais dicas você daria para artistas 3d que estão começando seus estudos agora? Qual é o melhor caminho a seguir? Modelagem? Animação?

Teisson Fróes: Para quem pretende trabalhar comercialmente com computação gráfica 3D, é interessante conhecer o software como um todo, porém pode-se ter um diferencial competitivo ao focar em uma função específica, como modelagem, animação, texturização e etc, ou talvez mais específicamente, como, se especializar em modelagem de carros, cenários, ou animação de personagens. No mais, o de sempre: dedicação, paciência, perseverança, insistência e profissionalismo.

2017-04-11T10:33:04+00:00 By |Blender 3D, Entrevistas|16 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

16 Comentários

  1. Junior 17/02/2009 em 9:50 am

    WoW otima entrevista! muito obrigado Allan e parabéns ao Teisson pois eu era fã dos trabalhos dele e nem sabia quem os tinha feitos.

    É mania nossa achar que os trabalhos de excelente qualidade não podem ser feitos por artistas nacionais e com softs do tipo do blender.

    falow e parabéns!

  2. Bruno Mendes 17/02/2009 em 3:04 pm

    Parabéns ao Teisson pelo trabalho excelente. 😀

    E novamente parabéns Allan, pelo trabalho realizado junto a comunidade de usuários do Blender ^^

  3. Romulo (RomSoft) 17/02/2009 em 3:19 pm

    Excelente entrevista! Parabens Teisson pelos trabalhos maravilhosos.

  4. Bruno Mendes 17/02/2009 em 4:42 pm

    Allan,
    é impressão minha ou o RSS do site não tá funcionando?

    Pq não recebia atualizações do site faz uns dias e resolvi olhar aqui, tem muita coisa que o rss não conseguiu “pegar”

  5. Allan Brito 17/02/2009 em 5:30 pm

    Oi Bruno,

    O feedburner está com atraso mesmo, depois que fiz a migração para o Feed do Google ele está meio estranho.

    Espero que ele atualize o feed até amanhã, já fiz algumas alterações para ver se resolve.

    Abraços

  6. Henrique Geremia Nievinski 18/02/2009 em 9:34 am

    Ótima entrevista,
    e trabalhos exelentes!
    Legal no making of quando ele tá tirando as fotos com a esfera para a HDRI.
    Nunca tinha visto.

    Aquela propaganda da ADD dos neurônio também é feita no blender?

  7. LariLari 19/01/2010 em 12:06 am

    Eu amo esse menino….parabéns pelo trabalho Teisson!!! e Allan valeu por incentivar a discussão.

  8. […] deste raytracing, é o Teisson Fróes. Descobri ele em uma entrevista no blog do Allan Brito aqui. O que está me matando no momento é o tempo (ou falta..ou falta de organização minha, etc) para […]

  9. Nelson Chagas 04/05/2010 em 12:53 am

    Allan seu artigo está excelente!!Teisson parabéns pelo seu trabalho. Eu sou de Cuiabá-Mato Grosso.Estou começando no mundo 3D.

  10. Recursos « multimidianaeducacao 31/05/2011 em 8:09 pm

    […] desenvolvidos no curta mesclando vídeos e animações, tal como os vídeos produzidos pelo artista Teisson Fróes. GA_googleAddAttr("AdOpt", "1"); GA_googleAddAttr("Origin", "other"); […]

  11. bruno 24/09/2012 em 5:07 am

    Allan brito tem Msn? se puder me passa agradeço vlw

  12. SérgioPSO 28/02/2013 em 2:05 pm

    Muito interessante a matéria, faltou falar um pouco sobre o hardware por trás do trabalho do Teisson. Normalmente as pessoas penssam e software livre rodando em máquinas velhas. E pela última foto da para perceber o quanto o Teisson investiu em hardware. Seria interessante conhecer a configuração dessas máquinas para termos uma noção de investimento.

    Obrigado

  13. Paulo Washington 28/02/2013 em 2:58 pm

    Muito bom, seria interessante se possível, que ele falasse sobre sua render farm. Talvez até sobre suas configurações etc…

  14. Rodrigo Froes 01/03/2013 em 2:01 am

    Uai??? Seríamos parentes?
    Parabéns pela entrevista Alan.
    Teisson, parabéns pelos seus trabalhos, é muito bom ver mais profissionais fazendo grandes trabalhos com o uso do blender.

  15. Camila_Marques 31/05/2013 em 3:37 pm

    Perfeito o trabalho do Teisson Fróes ! Você é mais uma inspiração para nós, parabéns pelo seu trabalho.

  16. […] de conhecer o Blender sendo usado em comerciais nacionais, quando conferimos o portfólio de Teisson Fróes aqui no Blog, mas ao que tudo indica a tendência é que cada vez mais comerciais sejam produzidos […]

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