Cut and Paste: Competição de design usando computação gráfica ao vivo!

A participação em competições e concursos de idéias sempre é interessante para avaliar as suas capacidades e comparar o seu trabalho com outros artistas. Alguns desses concursos promovem a criação de material em tempo recorde, como o Fjorg! que é disputado na Siggraph, em que equipes de animação precisam criar em pouco tempo uma animação completa, na frente dos visitantes da feira. Se você já conhece o Fjorg! ou gostou do conceito de produção ao vivo, deve gostar também do Cut And Paste. Esse é um concurso organizado em várias cidades ao redor do mundo, infelizmente nenhuma delas na América Latina em que designer gráficos competem entre si, ao vivo e diante de uma platéia, criando imagens e peças publicitárias definidas pela organização e um deles é escolhido vencedor.

O grande diferencial do concurso é que os competidores precisam criar tudo na frente de uma platéia, que consegue visualizar os seus monitores projetados em áreas diferentes do ambiente em que o evento acontece. Então, você literalmente consegue visualizar as técnicas e procedimentos usados no processo de criação de cada artista usando o Photoshop, Illustrator ou qualquer outro software usado na produção.

Para ter uma idéia melhor de como funciona o concurso, o vídeo abaixo explica muito bem o conceito da competição e mostra algumas imagens do evento.

A parte interessante é que o Cut and Paste deve receber também instruções de design para material em 3D, o que é muito interessante para os artistas envolvidos com produção de material 3d. As regras para a parte 3D do concurso são bem rígidas! Por exemplo, a produção deve ser desenvolvida no evento partindo do zero e o tempo total que cada artista tem é de 40 minutos divididos em dois turnos de 20 minutos cada.

Caso você queira assistir a competição, mas está com problemas de agenda para viajar até as cidades em que os concursos acontecem, a boa notícia é que tudo será transmitido via webcast. Amanhã mesmo na parte da tarde, o evento que acontece em São Francisco na costa oeste americana será transmitido pela web.

Para saber mais sobre o concurso, regras, datas e cidades em que o evento acontece visite o web site do Cut And Paste. Os prêmios para os vencedores são bem interessantes e variam de licenças de softwares fornecidos por patrocinadores como Adobe, Autodesk e Apple como também hardware fornecido por Apple, Wacom e outros.

E você achava que o pessoal envolvido com design e computação gráfica não sabia se divertir! Isso sim é um ótimo programa para um sábado a tarde. Claro que seria muito melhor ao vivo!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *