Clicky

Criando manipuladores de animação no 3ds Max

Já fazem alguns dias desde que publiquei um tutorial em que mostrava o processo de criação e configuração de manipuladores de animação para o Blender 3D, que são uma grande ajuda nos momentos em que é necessário animar e ajustar grande quantidade de recursos em personagens. Esses manipuladores funcionam como controles que podem ajustar a posição e também o estado de vários objetos, fazendo com que o animador tenha apenas que se preocupar em posicionar o personagem ou objeto na cena, esquecendo um pouco o editor de curvas. A grande maioria dos softwares 3d apresenta esse tipo de manipulador de animação, mas a sua configuração e uso são diferentes em cada caso.

No 3ds Max o processo é todo controlado pelos Manipulators que tem exatamente essa função. Os manipulators são criados junto com os objetos chamados de helpers. Bem, antes de continuar lendo o artigo, assista ao vídeo que demonstra o uso dos manipulators para controlar a animação de um sistema de ossos simulando uma mão.

O vídeo começa com a criação do sistema de ossos no 3ds Max, que sempre são criados em hierarquia tendo os pais como os primeiros ossos. Depois que todos os ossos estão criados e alinhados, o autor adiciona um manipulator na viewport do 3ds Max. Assim que o manipulator está na cena, é o momento de ativar uma janela que controla e atribui influência e controle dos maniputadors aos objetos. A janela se chama Reaction Manager, com ela podemos adicionar cada um dos ossos individualmente ao manipulador.

O primeiro item adicionado a janela é o próprio manipulador que na lista do Reaction Manager é o primeiro, depois disso cada um dos ossos é adicionado de maneira individual, com as respectivas transformações já configuradas. Nesse caso o autor escolhe a rotação no eixo Z para todos os ossos. Quando todos os ossos já estão atribuídos, é o momento de determinar a posição da estrutura quando o manipulador estiver na sua posição máxima. Para configurar isso, o autor aciona um botão chamado de Create Mode e depois posiciona o manipulador na posição máxima. Antes de desligar o Create Mode, basta rotacionar os ossos para a posição desejada quando o manipulador estiver sendo usado.

Se você seguir todos esses passos, ao acionar o manipulador vai presenciar os ossos da mão se contraindo e expandindo. Mesmo tendo que realizar as configurações e rotações dos ossos uma vez, o processo de animação exigiria muito mais edição e trabalho, caso tudo fosse realizado manualmente. Para os artistas interessados em animação 3d, esse tipo de ferramenta é de conhecimento obrigatório!

2017-04-11T10:32:59+00:00 By |3ds max, Animação|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário