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Tutorial de modelagem 3d para um coração anatomicamente correto

Nos projetos de modelagem 3d que encontramos com freqüência na internet e em dvds de treinamento, os temas e objetos manipulados nos tutoriais são geralmente tangíveis e podem ser facilmente encontrados no nosso cotidiano, mesmo as naves e material relacionado com ficção científica é fácil de encontrar em filmes e seriados. Mas, quando o assunto é modelagem para a área de saúde, fica mais difícil até mesmo localizar imagens e material de referência com qualidade e que possa passar para um artista 3d a real noção daquela entidade ou órgão.

Como forma de desafio para a representação em 3d, um artista resolveu modelar no Blender 3D um coração humano seguindo recomendações e desenhos esquemáticos que deixam a representação do mesmo bem próxima do real. Essa modelagem e exercício de anatomia teve a preocupação de criar até mesmo as veias e artérias em 3D. O tutorial foi totalmente gravado em vídeo e tem longa duração, no total são dez vídeos no Youtube que organizei na coleção abaixo. Como a maioria dos vídeos bate no limite de tempo do Youtube que são 10:59 minutos, a duração total do tutorial passa de uma hora.

O processo de modelagem é bem semelhante ao que estamos acostumados, com a coleta de material de referencia no inicio de boa parte da modelagem sendo realizada com o uso de subdivisão. O desafio mesmo é seguir a morfologia e detalhamento do coração, o que não é tarefa fácil para quem não tem experiência alguma com anatomia.

Agora, o mais interessante desse conjunto de tutoriais é que o artista usa o mesmo modelo 3d elaborado no Blender 3D, para transformar o material em 3d para a web com o Papervision 3D e o Adobe Flash. Como você deve saber, estou preparando muito material e estudos usando o Papervision 3D e o Blender para publicar e criar material 3d para a internet, que é um dos motivos pelo qual acredito que o Plugin web do Blender não é realmente necessário. Assim como aconteceu com o projeto Apricot que pretendia mostrar o Blender como ferramenta dentro de uma seqüência de trabalho, provendo modelos 3d para jogos, acredito que o mesmo se aplica a web 3D.

Esse tutorial e um exemplo fantástico de como o Blender 3D pode ser usado como plataforma de modelagem para web designers, usando ActionScript para controlar a interação e o Papervisio 3D como engine.

Só há um pequeno detalhe em relação ao tutorial! Segundo o autor, a seqüência completa de vídeos é composta por doze partes, mas até agora apenas dez foram publicadas. Assim que as duas últimas foram publicadas, aviso aqui no blog.

2017-04-11T10:32:12+00:00 By |Blender 3D, Modelagem 3D|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. wellington 10/03/2009 em 6:28 pm

    nossa eu tava pensando nisso semana passsada, não tinha visto ou pelo menos não me recordava de niguem q ja tivesse feito isso, isso me surgiu depois de assistir a serie do House.

    olha ai, dias depois aparec um cara mostrando exatamento o q eu tava pensando putz, O_o

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