Suporte a arquivos DWG no Blender 3D?

Uma das coisas que os artistas 3d interessados em trabalhar com o Blender 3D para visualização de projetos arquitetônicos mais sente falta, é a impossibilidade de importar diretamente arquivos no formato DWG para o Blender. Para fazer essa integração é necessário usar um formato intermediário de arquivo, caso o seu software de modelagem e CAD salve arquivos apenas em DWG. Na verdade, esse é um requisito para os artistas que usam o AutoCAD para trabalhar e organizar seus projetos. Mas, isso não se resume as pessoas que trabalham com o AutoCAD apenas, mesmo que você decida prestar serviços profissionais de visualização de projetos, pode apostar que em 90% das ocasiões os seus clientes devem enviar os arquivos do projeto no formato DWG.

A solução até pouco tempo atrás era manter instalado no computador algum software que conseguisse transformar os arquivos do formato DWG para DXF, como o DoubleCAD XT ou outros. Outra opção era ligar para o cliente e solicitar o envio dos arquivos no formato DXF, o que nem sempre era uma tarefa fácil. Você tinha que explicar a necessidade de usar um formato diferente de arquivo e mais. Se o cliente for antigo tudo bem, mas os novos acabam estranhando. Na maioria dos casos, as pessoas não sabem a diferença entre um DWG e DXF.

Bem, esse tipo de problema pode estar com os dias contados, pois um desenvolvedor conseguiu elaborar um conjunto de módulos aliados a um software que consegue ler os arquivos DWG, para importar o material diretamente para o Blender 3D. Você pode encontrar os softwares, assim como as orientações de como é possível instalar o aparato de ferramentas necessárias para que o Blender importe arquivos DWG, nesse link.

blender3d-dwg.jpg

O procedimento e softwares necessários para instalar o módulo de suporte ao formato DWG são um pouco trabalhosos para quem não está acostumado com esse tipo de ferramenta, mas acredite em mim quando digo que vale a pena. O próprio autor da ferramenta comenda no seu blog, que o seu objetivo primirdial é uma biblioteca em Python, direcionada basicamente para desenvolvedores. Só por adiantar o trabalho de ter que usar um software intermediário para converter arquivos, acelera em muito o trabalho de modelagem e gerenciamento do projeto como um todo.

A ferramenta que importa os arquivos DWG para o Blender usa como base as mesmas capacidades dos scripts que importam arquivos DXF, usando uma biblioteca em Python. O script ainda está sendo desenvolvido, mas já está operacional.

Se você está acostumado a trabalhar com softwares intermediários, como o DoubleCAD mesmo, ainda existem vantagens em não fazer a importação direta. Esse mesmo projeto que use como exemplo, veio cheio de elementos próprios de desenho técnico, como linhas de cota e outros. Ao importar tudo direto para o Blender, o arquivo ficou um pouco pesado. Se ele fosse aberto em um software de CAD antes, seria possível limpar o desenho e deixar apenas os elementos necessários para o trabalho de modelagem.

Mesmo assim, esse é um recurso muito bem-vindo e esperado no Blender.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Suporte a arquivos DWG no Blender 3D?”

  1. Pingback: Abrir ficheiros do AutoCAD no BLENDER « netCAD 3D
  2. Olá Allan. Não consegui localizar em canto nenhum os arquivos da biblioteca AR. Li várias vezes de ponta a ponta as instruções lá no site, mas não consegui baixar nada. Queria muito testar.
    Grande abraço

  3. Ola Sr. Allan não estou deu certo, instalei td fiz oque ele pede eu acho.. meu inglês é meia bomba, para exportar da certo, ja o importar ta dando erro, socorro… alias não tem como vc fazer um tutorial em portuga…
    bem básico para pessoas leigas tipo eu…

  4. Allan,
    De fato o plugin não funciona. Testei tanto para windows quanto para linux (Ubuntu 9.04, blender 2.48a). O plugin chama um método da classe blender.Register que aparentemente mudou a interface ou não existe mais. Ponto negativo para ele!

    []s Gelly

  5. Oi Pessoal,

    Já fiz o download de todo o material disponibilizado pelo auto da ferramenta. Vou fazer os testes aqui e publicar os resultados. Agora fiquei curioso.

    Abraços

  6. Estou começando no blender e gostaria de saber como faço para importar arquivos AI, NO BLENDER
    Instalei o pyton mas não sei se fiz direito,
    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *