Revista Blenderart 21 disponível para download

Mais um número da revista gratuita sobre animação e modelagem 3d especializada no uso do Blender 3D, chamada de Blenderart magazine foi lançada. A revista Blenderart apresenta sempre um tema de interesse para a comunidade de artistas 3d que usam o Blender 3D como plataforma de criação e modelagem dos seus projetos, mas dessa vez eles resolveram escolher um tema mais genérico. O tema agora é “Look what I can do”, seria algo como “olhe o que eu posso fazer”, o que deixa essa revista como uma das mais variadas em termos e tutoriais entre os diversos números da revista. O material está escrito todo em língua inglesa, mas ainda assim vale o download pela qualidade dos tutoriais e temas abordados na revista.

Sempre que um novo número da revista acaba saindo, faço um sumário com os principais artigos e tutoriais sobre Blender 3D e animação, mas dessa vez farei apenas um comentário sobre os destaques e material que pode ajudar no seu aprendizado no Blender 3D, ou qualquer outro software 3d, caso o tutorial aborde técnicas e temas generalistas.

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Essa é a lista de destaques dessa edição:

  • Usando o Blender 3D para animar fotografias: Esse tutorial é relativamente simples de reproduzir, mas mostra uma técnica engenhosa para animar fotografias antigas. Funciona assim: você cria um modelo 3d planificado representando as formas básicas da imagem. Aplique a foto como uma textura da imagem, e ao deslocar os vértices do modelo 3d, teremos um efeito semelhante a animação a própria fotografia. O único cuidado é com a deformação que não pode ser muito evidente.
  • Editando um videoclip no Blender 3D: Aqui temos um ótimo tutorial que mostra a aplicação do seqüenciador de vídeo, como ferramenta para editar e manipular imagens e sons na montagem de um vídeoclip.
  • Renderização de produtos com o Blender 3D: O último tutorial da revista aborda um tema de interesse para as pessoas que estudam ou trabalham com design e desenho industrial, que é a renderiação de produtos no Blender 3D. O autor do tutorial usa como exemplo para esse tutorial a criação de um secador de cabelos, com a configuração do render e materiais. O foco do tutorial é a renderização, por isso o material aborda a configuração dos shaders e representação de materiais como o plástico do produto.

Esses são os únicos tutoriais apresentados nesse número da revista, os outros artigos envolvem mais a cisão geral sobre outros projetos igualmente interessantes, mas sem entrar muito em detalhes na parte técnica. Por exemplo, um dos artigos nessa categoria fala sobre a modelagem e configuração de máquinas e veículos para animação, com a exemplificação de um trator. Para fazer o download da revista Blenderart 21, visite esse endereço.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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