Clicky

Tutorial DoubleCAD XT: Usando o comando Fillet

Essa semana publiquei aqui no blog um tutorial sobre o uso do comando Fillet no AutoCAD 2010, para mostrar o estado em que essa ferramenta está na última atualização do AutoCAD. Mas, como é que outros softwares que se dizem alternativas ao AutoCAD tratam ferramentas assim? Por isso, resolvi fazer um tutorial semelhante, mas mostrando o funcionamento do Fillet no DoubleCAD XT, que foi apresentado aqui no blog logo no seu lançamento, como sendo uma das melhores opções gratuitas ao AutoCAD. Ele é bom devido ao fato de ser parecido com o AutoCAD, desde a interface até mesmo a organização das suas ferramentas que levam nomes idênticos ou parecidos com as existentes no software da Autodesk.

Como funciona o Fillet no DoubleCAD XT? O comando Fillet no DoubleCAD está localizado na barra de ferramentas superior, junto com os comandos e ferramentas de modificação. A interface e organização dos menus lembra muito o AutoCAD 2008, antes da transição para a interface no modelo Ribbon. Assim como no AutoCAD, podemos acionar o Fillet usando a linha de comando do software, que permite usar a palavra completa Fillet ou então apenas a letra F.

Para acompanhar melhor o desenvolvimento e explicação do tutorial, assista ao vídeo abaixo sobre o Fillet no DoubleCAD XT.

DoubleCAD XT: Comando Fillet from Allan Brito on Vimeo.

Como você pode perceber pelo vídeo, o objetivo do comando Fillet no DoubleCAD XT é idêntico ao do AutoCAD 2010, em que podemos fazer a ligação entre duas linhas. Isso pode tanto resultar na ligação de objetos usando linhas retas ou com arcos. Nos parâmetros de configuração do Fillet no DoubleCAD XT, encontramos opções para ajustar o raio, assim como o uso de Polylines.

Para ajustar o raio do Fillet, usamos como a mesma tecla R que no AutoCAD. Assim que a tecla é pressionada, uma pequena caixa de texto no canto direito do vídeo aparece, permitindo que o raio do Fillet seja alterado.

Em termos de produtividade, senti falta do modo de edição para múltiplas linhas no DoubleCAD. Mas, de maneira geral o comando e uso da ferramenta é muito semelhante em relação ao AutoCAD 2010. Isso faz com que o processo de migração seja simples e rápido para os usuários que já conhecem o AutoCAD.

Agora você já sabe usar o comando Fillet do DoubleCAD, e pode começar a criar os arremates dos seus projetos e desenhos 2d de maneira semelhante ao que fazia com o AutoCAD.

2017-04-11T10:31:50+00:00 By |CAD|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Arthur Emmanuel 10/05/2009 em 11:19 pm

    Digitar a letra r ou qualquer letra a, b ou c já ativa o raio do fillet porque ele já é pré-ativado. Então é melhor já entrar com o valor numérico sem necessidade de alguma letra.

    Na verdade, para se passar de um campo de medida para outro ou de um atributo para outro, seja em fillet ou qualquer outro comando no DoubleCAD o recomendado é usar a tecla TAB e não atalhos com letras. Isso evita estar decorando atalhos para sub-comandos, o que deixa o programa mais prático.

  2. alisson polineli moura de brito 14/11/2009 em 8:57 pm

    tu pode mandar algumas dicas para min sobre doubleCAD XT?

  3. Fábio 28/11/2009 em 3:36 pm

    Boa tarde!
    Estou começando a aprender desenho técnico, e encontrei o Double Cad que é Free, porém como sou totalmente iniciante, estou encontrando muitas dificuldades, haja vista ainda não ter encontra uma apostila ou tutorial sobre ele… se vc tiver e puder me enviar, eu agradeço.
    Desde já agradeço pela atenção.

  4. iranildo moreira de souza 31/12/2009 em 4:02 pm

    boa tarde,
    como fazer pra tirar os X que ficam na area de trabalho quando começa a fazer planta baixa

  5. Ricardo Jordão 08/03/2010 em 9:12 am

    Bom dia Allan.
    Instalei a versão trial do DoubleCAD XT Pro 2, porém não o programa não funciona.
    No e-mail que recebi não notei nada que dissesse algo a respeito.
    Você pode me ajudar?

  6. Roberval 07/09/2011 em 4:43 am

    Bom dia Allan.

    Instalei o Double Cad XT Pro, o programa funcionou, porém não consegui sair do programa e voltar a tela do windons.
    Tive de Desinstalar o programa para retornar a tela do Windons.
    Como posso sair do programa ?
    Você pode me ajudar?

Deixar Um Comentário