A modelagem 3d e posterior renderização de produtos e objetos pode apresentar objetivos bem distintos, desde uma simples apresentação, como a preparação de um objeto para produção em larga escala. A grande maioria dos projetos está relacionada com a apresentação de idéias apenas, para que o projeto em si possa ser desenvolvido. Se o cliente comprar a idéia pelo que foi mostrado na apresentação usando modelos 3d conceituais, o produto em si está pronto para entrar em produção. Quando o assunto passa da simples visualização e começa a abordar tópicos como precisão e proporções, você precisa avaliar com mais cuidado a técnica de modelagem usada no projeto.

Entre as diversas técnicas de modelagem 3d disponíveis, a mais usada em todos os projetos é sem sombra de dúvida a subdivisão e todas as suas derivações, como o poly modeling ou o edge modeling. Essas técnicas ajudam em projetos que requerem precisão e criação de curvas de animação? Para esse tipo de objetivo, a subdivisão não ajudam muito. A solução? Adotar como técnica de modelagem o NURBS!

O que é essa técnica? Como funciona o NURBS? Para ter uma idéia de como é possível criar elementos complexos com modelagem NURBS assista ao vídeo abaixo, que é um excelente exemplo desse tipo de modelagem.

O software usado para a modelagem desse objeto é o Solid Thinking que é uma ferramenta destinada a modelagem e representação de objetos com curvas complexas, e com público relacionado ao design de produtos. Ele é bem parecido em termos de opções de modelagem ao Rhino 3D que também é especializado em modelagem NURBS. Nesse tipo de modelagem 3d os objetos são criados com embasamento forte em curvas, coisa que é exatamente o oposto a modelagem poligonal que é focada na organização de elementos como faces, arestas e vértices. O próprio vídeo demonstra bem essa mudança de paradigma, com o artista criando praticamente quase tudo com curvas apenas, sem a criação de nenhum tipo de polígono.

Se você é estudante ou interessado em modelagem voltada para a representação de produtos, recomendo que estude e pratique a modelagem NURBS com ferramentas capazes de gerar esse tipo de topologia mais complexa em 3D. A maioria das ferramentas suporta esse tipo de modelagem, mas como é difícil encontrar tutoriais e dicas sobre a técnica, algumas pessoas ainda acham que apenas softwares como o Rhino ou Solid Thinking podem produzir.