Tutorial de Cinema 4D: Modelando um parafuso

Existem alguns objetos em particular que representam desafios de modelagem para as pessoas sem experiência com ferramentas 3d. Um desses objetos que é presença garantida em praticamente todas as aulas e cursos sobre modelagem 3d, independente do software ou ferramenta utilizada, é o parafuso. Por mais simples e corriqueiro que possa parecer, a morfologia desse objeto o deixa severamente complicado desenvolver uma seqüência de modelagem que represente da melhor maneira possível um objeto circular e inclinado ao mesmo tempo. Se você quiser conhecer o processo de modelagem desse objeto no Cinema 4D, o tutorial abaixo mostra muito bem a maneira, assim como as ferramentas necessárias, para criar um parafuso usando técnicas da modelagem por subdivisão.

O primeiro vídeo mostra o artista modelando a base do parafuso, que em minha opinião poderia ter sido feito de maneira bem mais simples, fazendo a seleção da parte inferior do objeto para depois com a ferramenta extrude, puxar as arestas já criadas em forma de cilindro. Se você assistir ao vídeo, vai perceber que o artista optou por criar os objetos de maneira independente, para depois fazer a união entre os dois. O método não está errado, pois o resultado final é exatamente o mesmo, mas como prática de modelagem essa fase poderia ser melhorada.

No segundo vídeo podemos acompanhar a criação do detalhe em espiral do parafuso que é a parte mais desafiadora, em termos de modelagem pela natureza do objeto. Nesse caso o autor do tutorial aproveitou que o Cinema 4D já apresenta um objeto com morfologia semelhante a uma mola, estruturada de forma helicoidal e adaptou a forma do modelo 3d ao longo do cilindro que forma a base do parafuso.

Para finalizar a parte de modelagem do projeto o autor ainda adiciona o sulco na parte superior do parafuso que serve de encaixe para a chave de fenda.

Mesmo senso um objeto tão simples, o parafuso ainda será por muito tempo um dos itens obrigatórios em qualquer curso ou programa educacional sobre modelagem 3d. É quase como o exemplo de modelagem usando loft no 3ds Max, em que a maioria dos cursos aborda a modelagem de uma chave de fenda como exemplo. Para a modelagem 3d misturando polígonos com curvas, usamos um parafuso. Se você nunca tentou criar um objeto assim, recomendo fazer um teste para descobrir que esse tipo de topologia é mais difícil de modelar do que parece.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *