As últimas versões do Blender 3D proporcionaram alterações e avanços significativos no uso de partículas em 3d, principalmente depois do Big Buck Bunny com a inclusão das partículas desenvolvidas pelo Jahka, estudante de física e usuário do Blender 3D. O novo sistema de partículas trouxe inúmeras opções de ajuste e configurações para os artistas que usam o Blender, o que pode algumas vezes se transformar em problema ao invés de benefício. Nas minhas aulas, sempre tento mostrar a parte básica da configuração das partículas e deixar o caminho aberto para que os próprios alunos façam os testes com as configurações, pois abordar tudo sobre as partículas seria muito dispendioso em termos de tempo.

Nas opções do sistema de partículas do Blender, existe uma opção avançada de configuração e comportamento das partículas que pode atribuir efeitos em animação muito interessante. O sistema chamado de Boids é praticamente um módulo de inteligência artificial para as partículas, em que podemos determinar comportamentos. Por exemplo, podemos configurar colisões ou fazer com que as partículas possam evitar outros grupos de partículas. Se você é usuário do Blender 3D e nunca usou esse tipo de sistema para realizar seus projetos, dois vídeos do próprio Jahka mostram esse tipo de sistema de partículas em ação, configurando agrupamentos de objetos como vários pássaros.

O primeiro vídeo mostra a configuração básica do sistema de partículas, inclusive com a associação de um modelo simples de pássaro como sendo a partícula usada pelo sistema. Depois é necessário determinar vários aspectos comuns a qualquer simulação com partículas como os emissores, frame inicial, frame final e forças.

No segundo vídeo é possível acompanhar o procedimento necessário para fazer com que os pássaros sigam um campo de força, para assim controlar de maneira dinâmica o comportamento das partículas, além de fazer com que os objetos só passem até o nível do solo.

Apesar de não apresentar os vídeos em alta resolução é perfeitamente possível acompanhar os detalhes do tutorial e aproveitar as dicas para reproduzir nas nossas próprias animações. Como a maioria das pessoas usa apenas o sistema de partículas do tipo Newtonian, com as opções tradicionais de emissão e comportamento de objetos, essa pode ser uma ótima oportunidade de criar aquela animação com múltiplos objetos e personagens que você tanto queria produzir.