Essa é uma notícia muito interessante para os artistas 3d que sempre quiseram consultar as revistas comerciais sobre computação gráfica 3d, mas não queriam fazer uma assinatura internacional. A revista Computer Graphics World está disponível para consulta gratuita no web site da editora, em formato totalmente eletrônico. A revista tem um perfil bem diferente do material que é publicado em revistas como a BlenderArt e a PixelOut!. Como o material é bem mais comercial, como é evidente pela grande quantidade de propagandas e anúncios de grandes empresas de hardware e software para computação gráfica 3D.

revista-computer-graphics-world.jpg

Para consultar a revista CGW, que traz a animação Up da Pixar na capa, visite esse link. O material está todo em inglês e infelizmente não é possível usar o Google para ajudar na tradução. Para ajudar na consulta ao material, elaborei um pequeno sumário dos principais artigos e partes da revista.

  • Notícias diversas sobre o mercado de computação gráfica 3D: Essa é uma parte da revista com notícias diversas sobre o lançamento de placas de vídeo e novas versões de softwares. Existem algumas dicas legais sobre placas de vídeo profissionais para computação gráfica.
  • Como evitar o Gimbal Lock: O assunto é relacionado a todo o mercado de computação gráfica e também comento sobre ele aqui no blog sempre que posso. O Gimbal Lock é uma preocupação constante para a maioria dos animadores, e pode trazer diversos problemas na animação de personagens. Nesse artigo você vai conseguir aprender algumas
  • Carreiras na área de computação gráfica 3D: Aprenda nesse artigo um pouco mais sobre o desenvolvimento de carreiras na área de computação gráfica.
  • A nova forma de animação da Pixar: Esse é um dos artigos mais interessantes da revista, que faz uma análise técnica das características da nova animação da Pixar. Pelo menos é uma maneira de conhecer um pouco mais do projeto, que só estréia aqui no Brasil em setembro.
  • Efeitos especiais e animação para “Uma noite no museu 2”: Aqui temos um artigo bem curto, mostrando alguns dos efeitos e animações criados para o filme Uma noite no museu 2.
  • Novo jogo com gráficos o estilo quadrinhos: Uma empresa de jogos trabalhou no visual de um jogo bem legal, semelhante ao visual usado em Graphic Novels. O visual é aquele em que os personagens e traços são feitos apenas com tinta nanquim pura, sem nenhum cor.
  • Novos monitores de 10-bits se tornam cada vez mais atraentes para profissionais: Existe uma nova tecnologia de monitores de vídeo para trabalhar com animação 3d e modelagem que proporciona mais detalhes. Leia o artigo para conhecer mais sobre essa tecnologia.
  • Efeitos especiais para o filme Anjos e Demônios: Um dos desafios desse filme foi recriar o ambiente do vaticano sem poder visitar as locações reais. Esse artigo mostra como parte desse trabalho foi realizado.

O mais legal é que no próprio aplicativo é possível consultar os números anteriores da revista.