Revista Computer Graphics World disponível para consulta gratuita

Essa é uma notícia muito interessante para os artistas 3d que sempre quiseram consultar as revistas comerciais sobre computação gráfica 3d, mas não queriam fazer uma assinatura internacional. A revista Computer Graphics World está disponível para consulta gratuita no web site da editora, em formato totalmente eletrônico. A revista tem um perfil bem diferente do material que é publicado em revistas como a BlenderArt e a PixelOut!. Como o material é bem mais comercial, como é evidente pela grande quantidade de propagandas e anúncios de grandes empresas de hardware e software para computação gráfica 3D.

revista-computer-graphics-world.jpg

Para consultar a revista CGW, que traz a animação Up da Pixar na capa, visite esse link. O material está todo em inglês e infelizmente não é possível usar o Google para ajudar na tradução. Para ajudar na consulta ao material, elaborei um pequeno sumário dos principais artigos e partes da revista.

  • Notícias diversas sobre o mercado de computação gráfica 3D: Essa é uma parte da revista com notícias diversas sobre o lançamento de placas de vídeo e novas versões de softwares. Existem algumas dicas legais sobre placas de vídeo profissionais para computação gráfica.
  • Como evitar o Gimbal Lock: O assunto é relacionado a todo o mercado de computação gráfica e também comento sobre ele aqui no blog sempre que posso. O Gimbal Lock é uma preocupação constante para a maioria dos animadores, e pode trazer diversos problemas na animação de personagens. Nesse artigo você vai conseguir aprender algumas
  • Carreiras na área de computação gráfica 3D: Aprenda nesse artigo um pouco mais sobre o desenvolvimento de carreiras na área de computação gráfica.
  • A nova forma de animação da Pixar: Esse é um dos artigos mais interessantes da revista, que faz uma análise técnica das características da nova animação da Pixar. Pelo menos é uma maneira de conhecer um pouco mais do projeto, que só estréia aqui no Brasil em setembro.
  • Efeitos especiais e animação para “Uma noite no museu 2”: Aqui temos um artigo bem curto, mostrando alguns dos efeitos e animações criados para o filme Uma noite no museu 2.
  • Novo jogo com gráficos o estilo quadrinhos: Uma empresa de jogos trabalhou no visual de um jogo bem legal, semelhante ao visual usado em Graphic Novels. O visual é aquele em que os personagens e traços são feitos apenas com tinta nanquim pura, sem nenhum cor.
  • Novos monitores de 10-bits se tornam cada vez mais atraentes para profissionais: Existe uma nova tecnologia de monitores de vídeo para trabalhar com animação 3d e modelagem que proporciona mais detalhes. Leia o artigo para conhecer mais sobre essa tecnologia.
  • Efeitos especiais para o filme Anjos e Demônios: Um dos desafios desse filme foi recriar o ambiente do vaticano sem poder visitar as locações reais. Esse artigo mostra como parte desse trabalho foi realizado.

O mais legal é que no próprio aplicativo é possível consultar os números anteriores da revista.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *