Na configuração dos materiais em softwares 3d precisamos tomar cuidado com alguns aspectos especiais de materiais com características especiais. Por exemplo, os materiais que representam plástico ou borracha precisam de elementos externos ao objeto para que uma das suas principais características seja representada, que é a reflexão. Sempre que ensino os ajustes da reflexão especular e difusa nos softwares 3d, alguém me questiona sobre a falta de reflexos nos objetos. Para que um objeto possa apresentar algum tipo de reflexão, é necessário que o ambiente ao seu redor tenha alguma luz ou objeto com tonalidade contrastante a cor da superfície que estamos configurando. Apenas com essas características é que podemos visualizar reflexões em materiais do tipo plástico, madeira, metal, vidro e outros.

Uma das maneiras de conseguir boas reflexões em ambientes 3d é com o uso de mapas do tipo HDRI como plano de fundo do cenário 3d. Se você quiser conferir um excelente exemplo de como esse tipo de recurso pode melhorar e até mesmo permitir que materiais como plástico, sejam representados na criação de cenas abstratas em 3d, o tutorial abaixo mostra como isso é possível no Cinema 4D.

O tutorial está todo em vídeo e muito bem detalhado. O objetivo do exercício é criar uma cena que simula balões usados para decorar festas, usando materiais configurados como plástico com alto grau de especularidade.

Create a Floating Balloon Animation Using HDRI Lighting and Particles in Cinema 4D from Nick Campbell on Vimeo.

Para os usuários ou artistas que estão estudando o Cinema 4D, o tutorial ajuda no entendimento das ferramentas de modelagem 3d mais básicas do Cinema 4D e também no ajuste da cena como um todo. A parte de animação do tutorial está relacionada com o uso de partículas para criar instâncias do modelo 3d criado para o balão. Com as partículas o artista consegue distribuir pelo cenário, vários balões de maneira bem rápida.

No final do tutorial ainda é possível acompanhar alguns ajustes realizados na imagem com o Photoshop, para finalizar a criação da cena abstrata.

Sem o uso de imagens HDRI para iluminar a cena, as reflexões na superfície dos balões teriam que ser criadas com outros tipo de fonte de luz. Nesse caso, podemos perceber o quanto o uso de imagens HDRI para iluminar esse tipo de cenário, pode fazer a diferença mesmo nas cenas e objetos 3d mais simples. Sempre que você precisar realizar uma cena ou projeto com esse tipo de requisito, considere usar imagens HDRI para iluminar a cena, ou então usar planos de luz posicionados de maneira estratégica para aparecer na reflexão da cena.