Tutorial Blender 3D e YafaRay: Como criar grama realista?

Os usuários mais experientes com o Blender 3D e o antigo YafRay, devem lembrar que o renderizador apresentava alguns problemas na integração com recursos do Blender 3D. Por exemplo, ao renderizar uma cena modelada usando partículas, as mesmas não eram exibidas quando usávamos o render externo ao Blender 3D. Hoje isso já foi superado e a nova versão do YafRay, chamada de YafaRay suporta a renderização das partículas criadas no Blender 3D. Isso permite que possamos elaborar cenas com efeitos e modelos 3d que antes eram muito trabalhosos, como a criação de superfícies cobertas de grama.

A criação de superfícies que representam grama de maneira realista é uma tarefa fundamental para qualquer artistas 3d, que trabalhe com a criação de cenários e paisagens externas. A área de visualização para projetos arquitetônicos é uma das que mais exige esse tipo de recurso, pois a maioria dos projetos usa grama nas áreas externas, mesmo que seja em pequena escala.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre o processo de criação e configuração do Blender 3D e YafaRay, para criar superfícies como a mostrada na imagem abaixo:

tutorial-blender-3d-grama-arquitetura.jpg

Existe nos fóruns de usuários do YafaRay um excelente tutorial organizado como uma pequena apostila em PDF, que mostra todos os passos necessários para elaborar esse tipo de superfície. O material está dividido em duas partes, uma mais básica que mostra apenas a criação da grama e outra que é mais avançada e cria elementos como flores mescladas a grama.

O tutorial de modelagem e renderização de grama com Blender 3D e YafaRay, pode ser copiado nesse link. A técnica é bem semelhante ao que já é feito no Blender, com a criação de inúmeras partículas para representar a grama. A diferença está mesmo na configuração e ajustes do YafaRay. No link indicado é possível fazer o download dos arquivos blend usados no tutorial, caso você queira abrir e analisar o procedimento diretamente no Blender 3D.

Como o ambiente em que a grama será renderizada é externo, a melhor solução nesse caso não é usar Photon Mapping, que foi usado para ilustrar um pequeno tutorial que publiquei essa semana aqui no blog. A solução proposta pelo autor do tutorial é usar Direct Lighting com o Ambient Occlusion habilitado. Isso acaba resultando em renderizações mais rápidas e com um efeito bem convincente de grama.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Tutorial Blender 3D e YafaRay: Como criar grama realista?”

  1. Olá Allan

    Acho importante comentar que não são todas as partículas do blender que são suportadas no YafaRay. Só são suportadas as partículas que podem ser convertidas em mesh.

  2. Olá Alla.

    Aproveitando o tópico falando sobre o Yafaray, gostaria de saber se é possível utilizar luzes fotométricas nele. Só falta isso para eu trocar o Luxrender pelo Yafaray.

    Grande abraço.

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