Integrando modelos e animações do Blender 3D com o Unity 3D

Um dos itens que mais interessa aos estúdios de animação e produção de material 3d, quando o assunto é avaliar a qualidade de um software, é a capacidade que essa ferramenta apresenta em interagir com outras soluções. Na área de animação e desenvolvimento de jogos, o processo de criação é formado por uma linha de montagem complexa que envolve diversos softwares, para trabalhar desde o material 2d até a criação do produto final. Algumas pessoas ainda acham que o Blender 3D é uma ilha, e que seus modelos 3d e material de produção não pode ser exportado para outras ferramentas. Na verdade é apenas uma falta de interesse de algumas empresas em adicionar suporte aos arquivos .blend.

Mas, isso está mudando com o aparecimento de alguns softwares comerciais que já suportam o uso de modelos 3d e animações criadas no Blender 3D. O Unity 3D é uma engine comercial para desenvolvimento de jogos, que inclusive permite exportar aplicativos para a plataforma do iPhone. A engine suporta o uso de modelos 3d com animações produzidas no Blender 3D.

Quer ver um exemplo? O vídeo abaixo é uma demonstração produzida por um usuário do Unity que mostra a integração um personagem 3d criado no Blender e importado para o ambiente do jogo.

Como é possível perceber no vídeo, todas as configurações e animações criadas no Blender, inclusive as ações ajustadas na janela Actions podem ser visualizadas e acessadas na Unity. O vídeo não apresenta o perfil de um tutorial detalhado, sendo mais uma demonstração de como é possível acessar conteúdos criados no Blender 3D usando a Engine. Portanto, seria extremamente fácil e rápido usar o Blender 3D como plataforma de criação para jogos comerciais, até para a plataforma móvel da Apple.

Esse tipo de integração entre diversos softwares é extremamente importante e pode ser decisivo para a adoção das ferramentas 3d, por estúdios e empresas que produzem muito conteúdo. Entre os softwares 3d comerciais, o que mais se destaca é o Softimage XSI que se integra de maneira excelente com a maioria dos softwares envolvidos na produção de animações e jogos.

O estúdio Blur abandonou o 3ds Max e migrou para o Softimage para melhorar a integração entre os seus softwares. Claro que esse não foi o único motivo, mas é fator determinante para qualquer gerente ou diretor de empresas que trabalham com produção. Quando mais rápida for a integração, menos tempo é necessário para finalizar os projetos. Como tempo é dinheiro nessa área também, no longo prazo esse tipo de investimento é muito vantajoso.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Integrando modelos e animações do Blender 3D com o Unity 3D”

  1. cara essa noticia é maravilhosa, tenho o blender emanha possivelmente vou fazer o download do unity que agora é gratuito, e o blender e ele voa

  2. oi Alan
    eu desenvolvi um projeto no unity 3d versao free
    e nao consigo publicar, tem como publicar?

  3. Cara como eu coloco a animação do blender no unity?quando arrasto o arquivo não aparece nada!
    ajudaaaaaaaa!

  4. Olá!
    Gostaria de saber se há alguma forma de animar no blender, sem ser com bones ou shape keys, que o unity aceite?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *