Tutorial de modelagem para topografia com o Blender 3D

A cada nova versão do Blender 3D são adicionados novos recursos e ferramentas que facilitam muito o nosso trabalho de modelagem e animação. Mas, alguns desses recursos não ganham tanto destaque no lançamento pelo simples fato de serem scripts desenvolvidos em Python. Como esses recursos não estão totalmente integrados ao sistema do Blender, mas são executados como ferramentas auxiliares acabam ficando de fora da lista de recursos. Desde que o Blender 2.49a foi lançado, tenho pesquisado os diversos scripts que foram adicionados ou atualizados para aprender o que cada um deles pode fazer.

Um desses scripts ajuda na modelagem para topografia e criação de paisagens ou cenários virtuais. O script se chama Landscape generator e pode ser copiado nesse endereço, caso você não tenha o mesmo instalado na sua versão do Blender. Na atualização de software do Blender, alguns scripts podem não ser atualizados e também nas versões copiadas no formato zip.

O tipo de modelagem realizada pelo script é um combinação de modelagem 3d poligonal e escultura, para adicionar detalhes as superfícies. Para demonstrar o funcionamento do script, gravei um pequeno tutorial em vídeo mostrando o que é necessário para começar a elaborar as suas paisagens virtuais com o Blender 3D.

O segredo para usar esse script é conseguir realizar uma boa quantidade de testes, para identificar o conjunto de configurações ideal para o terreno que você precisa criar para seu projeto. Como é possível perceber pelo vídeo, a quantidade de informações e personalização que podemos realizar na ferramenta é muito grande.

Para criar terrenos com mais detalhes e suavização, aumente a resolução do grid inicial que precisamos adicionar a cena, com o cuidado de não usar valores altos demais para não travar o computador. Os terrenos são gerados com uma combinação entre a aba Noise e a Effects, que determinam a maneira como o terreno será exibido.

A melhor parte desse tipo de ferramenta é que os modelos 3d gerados são totalmente compatíveis com renderizadores externos que funcionam com o Blender 3D. Portanto, os terrenos gerados com ele podem ser renderizados com o LuxRender e YafaRay sem maiores problemas. Se você precisa criar cenários e paisagens virtuais com o Blender, esse script vai ajudar muito nos seus projetos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Tutorial de modelagem para topografia com o Blender 3D”

  1. Sem dúvida interessante.
    Já agora, existe alguma ferramenta/método para criar um mesh a partir de dados de um levantamento topográfico (por exemplo, curvas de nível do AutoCAD?
    Pelo que sei, no sketchup é muito fácil de o fazer utilizando a sandbox, mas no blender não consigo.
    Cumps

  2. Pingback: Blender 3D: Criando cenários com o Sculpt « Blender 3D carioca – Rafael Junqueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *