Clicky

Interfaces Multi-touch para modelagem 3d?

A evolução das interfaces e dos dispositivos que permitem a interação entre nós usuários e os computadores está em pleno período de transição, para sistemas que devem aproveitar cada vez mais as capacidades dos sistemas sensíveis ao toque. Isso é algo positivo para diversas tarefas, como a manipulação de arquivos e a navegação em vídeos. O mouse ainda será usado por muito tempo, mas para algumas tarefas o uso dos dedos e mãos para manipular objetos ainda será bem difundido e simples de usar. Mas, e para modelagem 3d? Será que poderemos abandonar o Mouse? Já existem algumas iniciativas e tecnologias experimentais que tentam fazer a união entre softwares de modelagem 3d e essas novas interfaces.

O vídeo mostra um software de design industrial chamado SpaceClaim, sendo usado para modelar um personagem robótico:

Como você pode perceber pelo vídeo, a capacidade de modelar um personagem 3d complexo como o apresentado no vídeo não é problema para a interface Multi-touch.

O que você achou do vídeo? Esse será o futuro?

A minha única preocupação com esse tipo de tecnologia sendo apresentada para interfaces de modelagem 3d é que teremos que usar mais combinações de movimento, como o uso dos dedos em conjunto com movimentos das mão para conseguir alterar o zoom e até mesmo para selecionar partes específicas do modelo 3d. É bem funcionam em termos de prática, mas pode esconder alguns problemas de saúde.

Repare no vídeo que para conseguir executar algumas da tarefas de modelagem 3d simples, o usuário do software precisa realizar movimentos amplos com os dedos e com as mãos também. Esses movimentos demandam que os braços tenham movimentos mais amplos em três direções, e como não podemos apoiar os membros sobre uma mesa ou superfície de suporte, o resultado disso é uma lesão com o tempo. Imagine trabalhar dessa maneira por longos períodos de tempo, com projetos de modelagem e animação mais complexos?

O uso do conjunto Mouse/Teclado ainda deve ser bem difundido entre artistas 3d, pelo menos enquanto esse tipo de modelagem demandar tanto *esforço* físico por parte do artista. Quem sabe um sistema híbrido, que mescla os dois sistemas, seja a solução para evitar esse tipo de lesão.

E você o que acha dessa tecnologia?

As interfaces Multi-touch devem substituir o conjunto Mouse/Teclado nos softwares 3D?(polls)

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Renê 01/08/2009 em 10:10 am

    Eu ainda não aposto na utilização da interface Multi-touch, para modelagem, a não ser a orgânica ou desenho 2D, como já é feito utilizando uma caneta para tal feito.

  2. fabiovalinhos 01/08/2009 em 11:36 am

    Allan parabens, acompanho seu blog ja algum tempo.

    Vc poderia fazer uma materia comparativa entre esse SpaceClaim com os classicos solidworks e Inventor?

    Fiquei curioso em relacao ao space.

    obrigado
    73 55

  3. Flávio Costta 05/08/2009 em 11:15 pm

    Acho que este sistema por toque, só mesmo para tarefas com menos nível detalhe, como por exemplo a navegação 3D enquanto se modela pelo mouse.

    Mas quanto ao esforço exigido pelo multi-touch, acho que o homem NÃO deveria ser tão poupado de se movimentar, a saúde também depende do esforço físico, quanta gente poderia ser menos obesa pelo simples fato de se levantar para mudar um canal, fazer uma boa caminhada em vez de telefonar para fazer pedidos´, etc..

    Quanta gente lida diariamente com trabalho braçal e são muito mais saudáveis que muitos que trabalham sentados e ainda evitam movimentos.

  4. Felipe 13/09/2009 em 2:22 pm

    já é complicado usando mouse e teclado….
    imagine ir na ponta do dedo.
    primeiramente teram que melhorar 100% a interfaçe dos soft cad. que é um poblema que ainda nao conseguem resolver.

  5. Maria Lúcia 27/05/2011 em 9:58 am

    Bom dia Alan, sou aluna de ADS e estou estudando Blender 3D há pouco tempo, sou leiga no assunto e estou precisando de um tutorial de algo na área da saúde para me basear para um trabalho que deverá ser animado. Tem que ser algo simples, nada muito dificil, se você puder me ajudar eu agradeço de coração. Gosto muito de aprender som seus videos e tutoriais, me facilitam a vida, até mais.

Deixar Um Comentário