Script que reproduz o Array 3D igual ao do 3ds Max no Maya

O aprendizado de uma ferramenta 3d sempre envolve muito esforço e estudo por parte de qualquer artista, principalmente quando a pessoa não tem nenhuma experiência prévia com softwares de modelagem 3d ou animação. Mas, existe outra situação em que o aprendizado da ferramenta 3d é motivada por uma migração ou necessidades profissionais. Por exemplo, imagine que você acabou de ingressar em alguma empresa ou estúdio, e essa empresa usa uma plataforma de produção diferente que a sua, portanto será necessário migrar para essa nova ferramenta. Nesses casos o artista 3d acaba estudando a ferramenta por comparação, localizando e usando o seu conhecimento prévio como referência para o aprendizado.

Uma das migrações mais comuns entre artistas 3d é a dobradinha 3ds Max e Maya, que podem muito bem ser usados para diferentes propósitos em grandes estúdios de animação ou produtoras de efeitos. Para facilitar o processo de migração dos usuários que estão aprendendo o Maya, algumas pessoas acabam reproduzindo as ferramentas do 3ds Max no Maya. Se você está nessa situação, pode aproveitar um script em MEL que consegue reproduzir o Array do 3ds Max no Maya, inclusive a interface.

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A ferramenta Array é extremamente importante para a configuração de qualquer tipo de cena, pois facilita a organização de objetos que admitem uma distribuição ordenada no espaço 3d. Em algumas ferramentas o Array é configurado de maneira semelhante a um modificador, mas no 3ds Max ele é uma ferramenta de transformação independente do sistema de modificadores.

Apesar do objetivo ser claramente a criação de um clone do Array, o autor da ferramenta ainda adicionou a possibilidade de usar opções de distribuição do tipo Scatter na interface do Script, o que permite uma gama maior de opções para copiar objetos. Por exemplo, com o Array normal podemos fazer a distribuição de objetos usando organização baseada em matrizes e também círculos. Com o Scatter é possível fazer distribuição aleatória de objetos e modelos 3d sobre uma superfície, o que ajuda muito na criação de grandes planos com vegetação e outros elementos que podem compor um cenário.

O download pode ser feito de maneira totalmente gratuita no link indicado no início do artigo, apenas repare que na documentação da ferramenta, o autor faz menção a alguns problemas que usuários do Maya para Mac OS e Linux podem ter ao tentar executar o Array.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

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