Clicky

Tutorial de modelagem e render com Maya, Mudbox e Photoshop

A simplicidade de um objeto no mundo real não quer dizer absolutamente nada em relação ao seu processo de modelagem em softwares 3d, principalmente quando o objetivo é trabalhar com modelagem realista usando o mínimo de polígonos. Essa é a situação que a maioria dos artistas 3d especializados na criação de elementos para jogos, como pedras ou paisagens virtuais enfrenta no seu trabalho. Como a quantidade de polígonos de um objeto 3d é fundamental para definir a performance do aplicativo em computadores menos potentes, qualquer face que possa ser economizada no cenário pode ser aproveitada para melhorar os personagens. Isso é uma boa otimização dos modelos 3d, pois o detalhamento será feito com os personagens que precisam de mais apelo visual que partes do cenário vistas apenas algumas vezes.

Caso você queira aprender os procedimentos e técnicas necessárias para criar o modelo 3d da rocha exibida no vídeo abaixo:

Existe uma excelente série de tutoriais mostrando o processo completo de criação desse modelo 3d envolvendo o uso do Autodesk Maya, Autodesk Mudbox e o Adobe Photoshop. Para ajudar na navegação visualização dos tutoriais, compilei a sequência completa como um playlist do youtube:

O tutorial é bem detalhado e deve ajudar no entendimento de como funciona o processo de criação usando modelagem poligonal, escultura digital e a confecção de texturas em alta qualidade. O processo ;e bem simples e começa no Maya, com a criação de um modelo 3d base que é posteriormente exportado para o Mudbox e esculpido. Entre a escultura digital do modelo 3d que resulta em objetos com grande quantidade de polígonos, o artista ainda aborda a retopologia do modelo 3d para redução desse quantitativo e depois a atribuição e edição de texturas.

No final, teremos o modelo 3d com boa quantidade de detalhes para aplicar em qualquer aplicativo de renderização em tempo real. Como a maior parte dos detalhes é criada pelas texturas, o modelo 3d apresenta números bem razoáveis para a quantidade de polígonos. Se você está pensando em trabalhar com desenvolvimento de modelos 3d para aplicação em jogos, esse tipo de tutorial ajuda muito no entendimento do processo como um todo. Em outros tipos de elementos 3d, a técnica usada para representar os objetos é exatamente a mesma, só muda a complexidade e topologia do objeto.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Evandro 15/09/2009 em 1:16 pm

    legal ! tem um negocio que tive a sorte de por as mãos um amigo me emprestou o filme pirata de x-man wolverine e os piratas que soltaram no mercado o filme não se ligaram mas o que eles soltaram foi o filme em pre-produção mostrando as animação. Em suma o filme não tem efeitos especiais, e sim testes de render como dentes de sabre corendo atras do ciclopy a luta do wolverine no final do filme mostrando efeitos que provavelmente foram feitos em houdini, vue e otros.

  2. Carlos Eduardo 27/09/2009 em 2:56 am

    O video de baixo esta inválido.

    Temo como postar ele novamente?

    Desde ja agradeço!!

  3. Allan Brito 28/09/2009 em 12:20 pm

    Oi Carlos,

    Aqui está funcionando normal.

    Abraços

  4. Dennis Wesley 11/11/2014 em 9:48 am

    Onde está a playlist do youtube? aqui não está aparecendo nada… se possivel me manda o link por e-mail: dennis_wesley@hotmail.com

    Obrigado!

Deixar Um Comentário