Clicky

Tutorial SketchUp: Como fazer extrudes múltiplos para modelagem 3D

O SketchUp é notório pela sua facilidade em criar e construir modelos 3d para os mais diversos fins, usando técnicas muito parecidas com a de um desenho mesmo. Basta criar uma primitiva geométrica e sair desenhando para criar em poucos minutos, um modelo que demandaria mais tempo de trabalho em outras ferramentas 3d. Mas, mesmo senso tão fácil de usar o SketchUp pode ser melhorado com o uso de vários scripts e plugins. Uma das funções que outros softwares 3d já disponibilizam e que o SketchUp não tem, é a possibilidade de fazer extrude em várias faces ao mesmo tempo. No SketchUp o extrude tem até outro nome, sendo representado pela ferramenta Push/Pull ou Empurrar/Puxar em português.

A imagem abaixo mostra uma série de planos organizados para mostrar a fase inicial da modelagem de uma maquete eletrônica no SketchUp. Sem o uso de nenhum artifício como plugins, seria necessário trabalhar com um extrude para cada uma das faces não contínuas. No caso da imagem seriam necessários três extrudes.

sketchup-arquitetura-modelagem-3d-01.jpg

Para conseguir fazer realizar a operação com apenas um comando, podemos usar um plugin chamado multiple push/pull que pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço. O arquivo do plugin deve ser colocado na pasta de plugins do SketchUp. Assim que ele estiver lá, teremos acesso a um menu chamado Multiple Push-Pull.

sketchup-arquitetura-modelagem-3d-02.jpg

Selecione todas as faces que devem ser extrudadas e acione esse menu, para que a janela de configuração do plugin apareça.

sketchup-arquitetura-modelagem-3d-03.jpg

Basta informar a distância em que o extrude deve ser realizado, para que todas as faces do objeto sofram a alteração.

sketchup-arquitetura-modelagem-3d-04.jpg

A possibilidade de trabalhar com vários extrudes ao mesmo tempo ajuda na produtividade, pois menos cliques de mouse são necessários para realizar a mesma operação. Assim como os eventuais erros cometidos na modelagem. Pro exemplo, partes do modelo 3d que precisariam ter a mesma dimensão, mas que acabam ficando com tamanhos diferentes devido a cliques acidentais, são reduzidos significativamente com essa ferramenta. Se você já passou por problemas de modelagem como esse, deve conhecer bem a dificuldade em caçar esses detalhes depois que o modelo já está pronto. Por isso que esse tipo de ferramenta é tão útil.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. willama 18/09/2009 em 7:46 pm

    oi allan
    tudo bem ?
    lembra de mim sou amiga de leticia q foi tua aluna..rsrsr
    eu tenho um wordpress mas ñ sei como possor personalizar colocar meu proprio layout…vc poderia me ajudar dando alguma dica….por favor…valeu atenção

  2. Fernando Antônio Agra Rêgo 08/04/2010 em 11:44 pm

    Boa Noite Allan Brito,

    Instalei o Plugin Multiple Pusch/Pull e ele funcionou, porém quando digito a medida para extrudar as paredes, ocorre o extrude mais para a parte de baixo. Como faço para ser extrudado para cima.

    Abraço

    Fernando

  3. jose carlos delgado 11/03/2011 em 8:35 pm

    Allan boa noite!! o plugin de multiplos extrudes do sketchup, que anuncia, so baixou informações de linguagem de programação.Estar correto???

Deixar Um Comentário