O uso de tecnologias de instanciamento de objetos pode ajudar de maneira significativa na criação de cenas 3d com milhares de objetos, como é o caso quando precisamos elaborar cenas de florestas ou com grandes quantidades de objetos. Hoje em dia já existem diversas soluções que proporcionam o máximo aproveitamento de recursos do computador, reproduzindo objetos apenas durante o render e com consumo mínimo de memória RAM e processador. Um dos mais famosos em termos de eficiência é o V-Ray Scatter que consegue reproduzir grandes quantidades de modelos 3d, com excelente performance. O ponto negativo da ferramenta é que para poder aproveitar o software você precisa adquirir uma licença do renderizador V-Ray e comprar uma adicional para o Scatter.

Caso você nunca tenha visto o resultado da aplicação do V-Ray Scatter em projetos ou animações, recomendo visitar esse endereço que comenta sobre o lançamento da versão 2 do V-Ray Scatter. Lá é possível fazer o download de uma animação criada no 3ds Max e modelada com a ajuda do V-Ray Scatter para distribuir modelos 3d de árvores e vegetação sobre uma paisagem virtual. A animação tem aproximadamente 100 MB em tamanho e representa um excelente exemplo de como é possível criar cenas teoricamente complexas usando o V-Ray Scatter, usando apenas o mínimo necessário na modelagem.

exemplo-render-vray-scatter-3dsmax.jpg

A página está toda escrita em Italiano, mas nada que uma tradução automática do Google não possa resolver e traduzir o texto para o português.

Além do vídeo, podemos conferir diversas imagens de vegetação virtual criada com o uso do software, inclusive com diversas estatísticas sobre uso de memória na renderização e total de polígonos com o instanciamento dos modelos 3d. Uma cena exibida na página, mostra um total de 2.883.400.000 polígonos.

Sim, você não leu errado, são quase três bilhões de polígonos! O mais incrível é o tempo de render, que foi de apenas três minutos.

O material não consiste em nada voltado para aprendizado, funcionando mais como um exemplo da tecnologia usada para o V-Ray Scatter e como isso pode ajudar no desenvolvimento de cenas complexas. Se você não conhece o V-Ray Scatter, recomendo uma visita a página e o download do vídeo de demonstração.