Tutorial 3ds Max: Animando penas em personagens 3D

Por muito temo o uso de elementos como pelos e cabelo em personagens 3d foi motivo para pânico entre artistas e supervisores técnicos, pois as técnicas e ferramentas disponíveis para reproduzir esse tipo de elementos em softwares 3d eram complicadas e demandavam grande quantidade de trabalho manual. Hoje a coisa está bem mais desenvolvida e existem softwares e plugins especializados nesse tipo de simulação. Ainda assim, a configuração correta de cabelos que possam reagir a interações físicas como vento e colisões com outros objetos é um pouco trabalhosa de conseguir. Mas, se a configuração de cabelos e pelos é difícil, imagine ter que trabalhar com personagens como aves e as suas centenas de penas? Sim, adicionar penas em personagens 3d é ainda mais complicado pela sua dinâmica de funcionamento.

Por exemplo, para os usuários do Softimage XSI existe um excelente plugin que não é gratuito e ajuda muito na execução de animações com personagens com penas. Ele adiciona elementos extremamente complexos aos personagens, como reações aos movimentos realizados pelo personagem. O nome do plugin é mbFeatherTools que é uma ferramenta paga para o Softimage. Mais informações sobre a ferramenta, caso você tenha interesse, podem ser encontradas nesse endereço. Está curioso para ver como funciona o plugin? O vídeo abaixo mostra um pouco do seu funcionamento:

Applying feathers to a bird – mbFeatherTools from Michael Buettner on Vimeo.

Para os usuários do 3ds Max que queiram experimentar a mesma técnica, mas usando truques e artifícios aplicados em ferramentas como o sistema de cabelos do 3ds Max, encontrei um tutorial publicado no início dessa semana que mostra de maneira detalhada o processo de configuração de penas em personagens, para gerar efeitos e dinâmica como as exibidas no vídeo abaixo.

O mais interessante desse tutorial é que o autor deixa claro no início do texto que o desenvolvimento do texto foi inspirado pelo lançamento desse plugin para o Softimage XSI, que como já foi comentado no texto é pago. Para mostrar como é possível criar esse tipo de simulação usando apenas as ferramentas padrão do 3ds Max, o autor do tutorial acabou criando esse excelente guia. O tutorial sobre configuração de penas com o 3ds Max pode ser conferido nesse endereço. Se você não gosta de material em inglês, logo na parte inferior do texto existe uma versão em espanhol do mesmo tutorial.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *