Clicky

Ptex: Software para texturas da Disney agora é gratuito

Um dos assuntos que mais comento aqui no blog como sendo trabalhoso, mas ainda assim essencial para qualquer artista 3d é a criação das chamadas texturas UV. Esse tipo de mapeamento que é feito diretamente sobre o modelo 3d de um personagem ou objeto 3d, permite organizar e posicionar qualquer tipo de textura sobre a sua superfície. Para usar a textura UV é necessário na maioria das vezes criar manualmente um mapa planificado do objeto 3d que é a parte mais difícil e complicada do processo, ficando ainda pior quando descobrimos que o trabalho de planificação é aproveitado apenas para um modelo 3d. Quando passamos para outro modelo 3d ou o mesmo objeto tem a topologia modificada, o processo deve ser iniciado novamente.

No mercado é possível encontrar diversas ferramentas e plugins que prometem facilitar o trabalho com o mapeamento UV. Mas, já pensou se não fosse mais necessário trabalhar com esse tipo de técnica? Já faz um tempo que comentei aqui no blog sobre uma ferramenta chamada Ptex, desenvolvida pela Disney para abolir e facilitar a aplicação de texturas em personagens para animação. Naquela época a ferramenta foi anunciada como solução para texturas, mas era proprietária da Disney. No último dia 15/01 o estúdio liberou o código fonte do software e o disponibilizou de maneira gratuita no seu web site. Isso significa que agora será possível aproveitar a técnica em qualquer software, inclusive no Blender 3D!

Para quem não lembra do Ptex, o vídeo abaixo mostra uma demonstração do software sendo usado para texturizar o modelo 3d de um dinossauro sem usar nenhum tipo de mapeamento UV.

O segredo para a facilidade de uso do Ptex está no aproveitamento e separação individual das texturas usadas no software, permitindo que o artista trabalhe sem as limitações das UVs. A principal delas é que o processo de pintura das texturas é totalmente independente do mapa. A produção da Disney que está melhor documentada no web site do Ptex é a animação Bolt que aproveitou o Ptex em todos os seus modelos 3d e cenários. Em pouco tempo devemos encontrar mais referências a essa tecnologia em softwares de animação 3d e modelagem.

As informações sobre o download do Ptex e mais material de ajuda e documentação podem ser encontradas no web site oficial do software.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 Comentários

  1. alla 18/01/2010 em 4:06 pm

    como eu instalo e como se usa

  2. marcos 18/01/2010 em 5:21 pm

    como que se usa esse programa?
    tentei abrir de todo jeito, mas nao consegui!

  3. Geraldo Damazio 19/01/2010 em 7:51 am

    Valeu mais uma vez Allan, estava curioso com este aplicativo, muito interessante e dando um trabalhinho com a compilação mas foi irei estudando ele. Obrigado pela info.

  4. Edilberto 19/01/2010 em 12:17 pm

    Boa tarde, alguém sabe como compilar os arquivos ? Gostaria de testar o soft mas não sei como.

    Obrigado

  5. Solano 26/01/2010 em 11:20 am

    Como compilar?

    Grato

  6. Augusto Santana 21/02/2010 em 2:20 pm

    Cara a proposta do programa ser gratuito é muito boa mesmo no entanto como eu faço para instalalo?Me ajudem!

  7. Solano 14/05/2010 em 5:54 pm

    Infelizmente o resultado da compilação é apenas uma lib. Tomara que integrem o PTex como blender 2.6xx ou 2.7.

  8. Allan Brito 17/05/2010 em 10:03 am

    Oi Solano,

    Já estão fazendo isso! É um dos projetos do Google Summer of Code, que deve ser concluído até o final do ano.

  9. rafa 08/04/2011 em 11:58 pm

    tmbm nao sei ‘como usar’ o sofware, baixei la no site oficial mas só vem uns codigos e c++ …. 🙁

  10. […] o Blender como Ptex para melhor manipular texturas UV. Esse é o aplicativo disponibilizado pela Disney para abolir o uso de texturas […]

Deixar Um Comentário