Clicky

Tutorial de modelagem 3d mecânica: Criando um andróide

A modelagem 3d por subdivisão é um dos tipos mais simples e usados na criação de diversos elementos e objetos em 3d. Sempre que posso menciono isso aqui no blog, pois muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o melhor método de modelagem 3d para começar a estudar. A grande maioria dos softwares 3d suporta esse tipo de modelagem, apenas alguns especializados em modelagem por curvas NURBS é que não aceitam trabalhar com subdivisão. Além do Blender 3d que é gratuito e usa bastante a subdivisão, existe o Wings 3D que também é totalmente baseado nessa metodologia de modelagem.

Hoje pela manha estava testando o Wings 3D 1.2, lançado no final de 2009 e que adicionou diversas melhorias ao software. Mas, o assunto desse artigo não será o Wings 3D 1.2 e sim um tutorial de modelagem 3d detalhado sobre a criação de um andróide com o software. O tutorial está organizado em oito partes e pode ser conferido em 720p no Youtube. Para facilitar a navegação no material, montei uma playlist que agrega todos os vídeos.

No total são mais de uma hora de tutorial em vídeo.

Nesse tutorial em particular é possível identificar os diversos elementos da modelagem por subdivisão de maneira bem simples. Repare que o artista responsável pelo tutorial começa tudo com um simples cubo que é cortado e deformado, até receber a forma dos elementos que identificam visualmente um andróide.

O conjunto de ferramentas 3d usadas para desenvolver o projeto, pode ser encontrada facilmente em qualquer software 3d. Essa é a lista de ferramentas usadas pelo autor do vídeo:

  • Extrude
  • Transformações (mover, girar e escalonar)
  • Loop Cut
  • Loop Select
  • Seleção de arestas, vértices e faces

Todas as ferramentas listadas acima são encontradas em praticamente qualquer ferramenta 3d. Isso torna o tutorial útil para a maioria dos artistas interessados em tentar reproduzir o procedimento em outros softwares. Seria difícil tentar trabalhar com curvas ou superfícies NURBS, pois as mesmas apresentam pequenas variações entre as ferramentas 3d.

O Wings é um software de modelagem totalmente gratuito, mas diferente do Blender que é uma suíte de modelagem completa, o Wings é especializado em modelagem 3d poligonal. Antigamente os artistas 3d usavam o Wings para modelagem de personagens complexos, e o Blender para a animação. Hoje o Blender já pode suprir a maioria das necessidades de modelagem 3d.

Se você está procurando por um bom exercício de modelagem, recomendo esse tutorial como para todos os aspirantes a artista 3d.

2017-04-11T10:29:08+00:00 By |Modelagem 3D, Wings 3D|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Akhilleos 03/02/2010 em 2:59 pm

    Allan,

    Parabéns por mais essa iniciativa.

    Gostaria de ver esses vídeos e não achei o link, poderia postar, por favor?

    Tutorial de modelagem 3d mecânica: Criando um andróide

    Obrigado.

  2. Luk9548 06/02/2010 em 9:07 am

    Valeu Allan, tu é fera, estou pensando em comprar seu livro!
    Abraço!

  3. Andrew Luiz 15/06/2015 em 5:04 pm

    Nao acho os links , pf porderia reupar ?

Deixar Um Comentário