Tutorial Blender, YafaRay e SketchUp para modelagem arquitetônica

O Blender é uma excelente ferramenta para trabalhar com modelagem de de maneira geral, pois pode abordar os mais diferentes projetos e objetivos com técnicas específicas para modelagem orgânica e geométrica. Com o SketchUp a coisa é um pouco diferente devido a sua natural especialidade em trabalhar com modelos 3d mais geométricos, a sua produção é quase que totalmente voltada para arquitetura com algumas variações na modelagem mecânica que também é geométrica. Apesar dessas diferenças, ainda é possível usar ambas as ferramentas com bastante eficácia na modelagem.

Uma das maiores vantagens do SketchUp em relação ao Blender é a grande disponibilidade de modelos 3d de qualidade, e gratuitos disponíveis na 3D Warehouse. Caso você nunca tenha usado as ferramentas em conjunto para produzir imagens para arquitetura, um artista francês publicou um pequeno estudo que mostra como é vantajoso e simples usar em conjunto o SketchUp, Blender e YafaRay para renderização. O ponto fraco em termos de visualização no SketchUp é a renderização realista. Ainda está em desenvolvimento um script que deve permitir exportar cenas para o LuxRender, o que deve ajudar significativamente no processo de consolidação do SketchUp como ferramenta de visualização.

Para ler o tutorial sobre Blender, SketchUp e YafaRay para arquitetura visite esse endereço. O texto está em francês, mas nada que o Google Translator não possa resolver.

O resultado do trabalho do artista francês é a imagem abaixo:

tutorial-sketchup-blender-yafaray-arquitetura-01.jpg

A base para o modelo 3d foi toda criada no SketchUp, inclusive com a adição de modelos 3d e objetos no cenário. Esses mesmos objetos foram posteriormente importados para o Blender, e tiveram a sua malha 3d totalmente editada e limpa. Os modelos oriundos do SketchUp apresentam diversos problemas de topologia como excesso de faces triangulares.

Assim que o modelo 3d estava editado e limpo, o artista trabalhou na configuração da renderização e materiais com o YafaRay. Essa é a parte mais trabalhosa do processo como um todo, pois é necessário editar a configurar o mapeamento UV para cada uma das superfícies do modelo 3d perfazendo o objeto completo. Com todas as texturas devidamente posicionadas e configuradas, basta ajustar a posição do sol e ajustar o render.

Com a qualidade da iluminação e materiais exibidos na imagem final, podemos perceber que o trio Blender, SketchUp e YafaRay fazem uma bela combinação de ferramentas gratuitas para ajudar na criação de visualização para arquitetura.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial Blender, YafaRay e SketchUp para modelagem arquitetônica”

  1. Caro Allan,
    Estou com um problema, como não uso muito o sketchup tenho algumas dificuldades com ele e sempre consulto o seu blog, após a perda dos meus arquivos vim até o seu blog para pegar o link para alguns plugins para o programa que me ajudavam muito, mas o plugin que eu mais desejava sumiu que era um que colocava vegetação fake na imagem.
    Gostaria de saber se você ainda tem esse link e poderia me encaminhar e se você tem algum material consideravelmente bom para o Rhinoceros, já que tenho alguns não muito bons, e é o software que tento utilizar agora.

    Atenciosamente

    Gabriel I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *