O melhor ambiente para exibir objetos ou modelos 3d apenas é o que simula em todos os aspectos um estúdio fotográfico, em que os elementos são dispostos de maneira a criar um fundo infinito e também controlar de maneira minuciosa a iluminação e reflexões dos elementos. Para criar esse tipo de ambiente existem diversos tutoriais que orientam o artista a criar um objeto poligonal no plano de fundo, dobrado de maneira a simular um tecido posto sobre uma parede ou anteparo, e simular o fundo infinito. Na criação desse tipo de ambiente para exibir apenas objetos ou modelo 3d, é extremamente importante posicionar alguns pontos de luz em locais estratégicos para gerar reflexões na direção da câmera. É isso que vai fazer com que os materiais cromados fiquem com o aspecto de espelho.

Outra maneira de conseguir reflexões bem produzidas com um pouco menos de esforço na configuração de iluminação em qualquer cena, é usando o que chamamos de mapa HDRI para gerar a iluminação de uma cena. Essa é uma imagem especial em formato esférico que pode armazenar informações de iluminação do ambiente no momento em que o mapa foi gerado. Com isso, podemos selecionar esse tipo de imagem para usar como fonte de iluminação em projetos que façam uso de renderizadores avançados como o YafaRay, LuxRender, mental ray, VRay e outros.

O que você acharia em unir o ambiente de estúdio com mapas HDRI? Assim teríamos um mapa perfeito para usar em projetos que precisem gerar reflexões realistas, e uma iluminação já pré-configurada no próprio mapa. Caso você tenha interesse, descobri um conjunto de quinze mapas HDRI gratuitos para download nesse endereço. Todos eles foram criados para simular um ambiente de estúdio.

mapas-hdri-gratuitos-download.jpg

O material pode ser copiado e usado sem nenhum tipo de restrição, basta respeitar a licença de uso do mesmo que é a Creative Commons 3.0. A única coisa que você deve fazer nesse caso é atribuir a autoria do material ao autor dos mapas HDRI, um usuário do Deviantart chamado zbyg. É só colocar a referência do link para o material original que você estará usando o material de maneira legalizada.

Mesmo com esse tipo de mapa, é importante modelar pelo menos uma estrutura básica no seu cenário 3d e usar a textura apenas para produzir as reflexões e iluminação na cena. Só para lembrar, é possível renderizar cenas com HDRI usando praticamente qualquer software 3d e render. É só aplicar o mapa como textura do seu cenário 3d.