Clicky

AutoCAD 2011: Tutorias e dicas para desenho técnico

Os usuários que estão começando a trabalhar com AutoCAD sempre acabam tendo muita dificuldade em decorar e se habituar com o uso de atalhos de teclado, e principalmente os famigerados comandos. Para ajudar nesse tipo de aprendizado é interessante agrupar uma boa quantidade de material de apoio, como é o caso de apostilas de AutoCAD, ou mesmo um bom conjunto de vídeos com dicas sobre o funcionamento da ferramenta. A Autodesk liberou nas últimas semanas vários vídeos com dicas sobre o funcionamento do AutoCAD 2011, que podem ajudar muito no processo der aprendizagem do mesmo. Esses vídeos abordam o uso de ferramentas como o editor de hachurias e também recursos novos do AutoCAD apresentados na versão 2011.

Para ajudar no aprendizado da ferramenta atender os diversos pedidos sobre tutoriais de AutoCAD 2011 que recebo por e-mail e no meu Twitter, resolvi publicar esse artigo com três dos vídeos mais úteis para quem está começando a aprender AutoCAD 2011.

O primeiro vídeo aborda uma das ferramentas mais úteis para trabalhar com desenho técnico no AutoCAD, em termos de utilidade talvez ela só perca para o Offset. Estou falando do comando Align que permite trabalhar com a rotação e movimento de objetos ao mesmo tempo. Com esse comando podemos selecionar vários objetos ao mesmo tempo e usando o align posicionar os mesmos usando pontos como referência. No vídeo abaixo temos a criação de uma planta-baixa que usa linhas inclinadas para posicionar e ajustar partes em ângulo do conjunto, apenas usando linhas.

No segundo vídeo temos uma demonstração de como praticamente qualquer objeto 2d pode ser criado usando apenas movimentos de mouse com o AutoCAD 2011. Esse tipo de dica facilita muito o processo de desenho, pois em ambientes de produção a velocidade do desenho e adição de entidades gráficas são extremamente importantes para acelerar o processo de criação.

Já no último vídeo temos um recurso novo do AutoCAD 2011 que é a edição e criação de hachurias. Esse é um ponto em que todos os usuários de AutoCAD concordam em reclamar. A criação desse tipo de elemento gráfico é extremamente trabalhosa e quando os desenhos apresentam muitos detalhes, a detecção de áreas para a hachuria vira uma verdadeira loteria.

Esses três vídeos não mostram tudo relacionado com o AutoCAD 2011, mas são um excelente ponto de partida para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre desenho técnico com a ferramenta.

2017-04-11T10:27:30+00:00 By |AutoCAD|18 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

18 Comentários

  1. jefferson 24/06/2010 em 2:46 pm

    Boa tarde meu caro! obrigadoo pela disponibilidade estou grato.

  2. 29/10/2010 em 2:00 pm

    No Autocad 2004 havia a função Desing Center, como faço no AutoCAD 2010?

  3. Aloizio Barros de Souza 08/11/2010 em 6:04 pm

    Trabalho com AutoCad desde 1996, ainda na versão 13 LT. Um show aquela versão. Pequena e com todos os recursos necessários para desenhos 2D como é o meu caso. Fui desenhista projetista da antiga RFFSA e atualmente presto serviços como desenhista para a MRS Logística S.A. empresa concessionária da malha sudeste da RFFSA. Tenho a versão 2000 oficial e estou pensando em migrar para a 2011. Já experimentei uma versão teste do 2010 e não conseguí me adaptar aos novos ícones e a disposição em tela. Ajustei para o AutoCad clássico e deu certo. No 2011 existe ainda esta opção? A de usar a interface clássica? Para quem trabalhou com o Cad em DOS como eu, esta nova interface é muito chata. Outra pergunta, não conseguí usar o comando “Join”. Ele era uma maravilha no 2000 e no LT. No 2010 não dava certo e não juntava as linhas. Nas versões antigas ele unia todos os tipos de linhas sem problemas. Obviamente que muitas inovações foram agregadas aos novos mas para o 2D creio que muita coisa torna-se desnecessária.

  4. Ridenor Araújo 14/11/2010 em 7:00 am

    Amigo Allan Brito,
    Como posso encontrar os comando do AutoCAD 2011 Pt Br, no próprio software ou pela internet?
    Já deu uma procurada braba, não encontrei. Você pode me ajudar, aliás só eu, não, mas uma legião de profissionais que estão com esse problema.
    Muito obrigado e parabéns pelo seu site!

  5. Cinthya Morais 23/11/2010 em 2:25 pm

    Oi Allan! Sou arquiteta e trabalho com autocad desde a versão 14. Estava trabalhando com o autocad 2010 no paralles para mac. Recentemente instalei o autocad 2011 para mac e estou tendo muita dificuldade em trabalhar com ele. Comandos básicos como move e hatch estão super dificeis de serem manuseados. Não consigo se quer pegar o ponto base para mover um objeto de um lugar para outro, principalmente se for um Bloco com hachuria. O arquivo parece que fica super pesado e o mouse fica preso na tela (como se o grid estivesse ativado). Não sei se é normal ou se existem ferramentas novas que facilitem o trabalho nesse autocad…. que apostila vc me indica pra trabalhar no autocad 2011 para mac? Eu trabalho em Angola e aqui não tem nenhum curso de atualizaçao que eu possa fazer no momento. Meu unico recurso é a internet (quando conecta). Obrigada pelo espaço. Parabéns pelo site.

  6. Elson 10/12/2010 em 1:01 am

    Olá… gostaria da sua ajuda no seguinte problema: algumas entidades de um arquivo do CAD, simplesmente não são deletadas do desenho. Necessito fazer uma modificação nesse desenho, e estas entidades (tubos e conexões desenhadas com o Hidrocad da Amanco) não saem do desenho nem com reza “braba”. Trabalho com o CAD há anos e confesso que nunca havia me deparado com alguma coisa parecida com isso. Agradeço se alguém tiver alguma dica sobre o assunto.

    Obrigado

  7. Dilson Silva Mato Grosso 15/12/2010 em 11:36 pm

    Olá. Gostaria de saber se há um programa para visualizar e imprimir arquivos PLT no mac.
    Obrigado.

  8. CHRISTIAN STROISNER 04/02/2011 em 9:23 pm

    Oi Allan estou com o mesmo problema que a Cinthia Morais!!!
    Vc pode me ajudar?

    ”Oi Allan! Sou arquiteta e trabalho com autocad desde a versão 14. Estava trabalhando com o autocad 2010 no paralles para mac. Recentemente instalei o autocad 2011 para mac e estou tendo muita dificuldade em trabalhar com ele. Comandos básicos como move e hatch estão super dificeis de serem manuseados. Não consigo se quer pegar o ponto base para mover um objeto de um lugar para outro, principalmente se for um Bloco com hachuria. O arquivo parece que fica super pesado e o mouse fica preso na tela (como se o grid estivesse ativado). Não sei se é normal ou se existem ferramentas novas que facilitem o trabalho nesse autocad…. que apostila vc me indica pra trabalhar no autocad 2011 para mac? Eu trabalho em Angola e aqui não tem nenhum curso de atualizaçao que eu possa fazer no momento. Meu unico recurso é a internet (quando conecta). Obrigada pelo espaço. Parabéns pelo site.”

  9. Ridenor Araújo 10/02/2011 em 8:11 pm

    Amigo Allan Brito,
    Como posso encontrar os comandos do AutoCAD 2011 Pt Br, no próprio software ou pela internet?
    Já dei uma procurada braba, não encontrei. Você pode me ajudar, aliás só eu não, mas uma legião de profissionais que estão com esse problema.
    Muito obrigado e parabéns pelo seu site!

  10. jessica fernanda 12/02/2011 em 1:00 pm

    eu queria saber quais tipos de desenhos com a palavra logística ficam bom e se você tem alguns para me mandar por e-mail é que nossa turma da escola que fazer camiseta e não sabemos qual desenhos colocamos.
    você pode ajudar a gente.

  11. Marta Ribeiro 23/03/2011 em 7:51 pm

    OI Alan
    Foi instalado o cad 2011 no meu mac. Porém não consigo inserir a barra workspace switching a qual gostaria de usar o cad modo classico. Já fui no comando e já procurei em todos os lugares e não consigo inserir. O que pode ter acontecido? Como posso colocá-la? Peço ajuda.
    Obrigada!!

  12. silvia bento 03/05/2011 em 10:31 am

    No cad 2011 quando insiro um arquivo em referencia (xref) ele aparece como uma transparência e a layer em que eu inseri não está congelada, gostaria de saber como alterar esse recurso.

  13. rodrigo 08/06/2011 em 11:16 pm

    Gostaria de saber como faço para usar o comando move no cad 2010 64 bits, sou u usuario do cad 2007, e tive que intalar o 2010 no meu pc, mas alguns comando não funcionam como no 2007, o que fazer para resolver este e outros problemas.
    Desde ja obrigado.

  14. Helmut 13/07/2011 em 4:19 pm

    Olá caro ALAN..Tenho a matéria de DESENHO TÉCNICO no curso q faço aqui em Pernambuco e o prof nos pediu pra fazer um relatório sobre ferramentas do AUTOCAD..Entendo muito pouco disso…Se possivel gostaria que postagem alguma coisa pra mim e pra meus amigos …aqui mesmo no blog,ou pro meu email…é pra ser entregue amanhâ (14/07)..

    Desde Já agradeço em nome de todos…

  15. Mariana 09/12/2011 em 3:56 pm

    Boa tarde Alan, estou com o mesmo problema já citado acima. Trabalho no 2010 no modo clássico. Instalei o 2011 e não estou achando a opção para trocar para o modo clássico.

    Desde já agradeço a sua atenção.

  16. ivan 03/09/2012 em 1:07 pm

    estou a faser contrução civil pois pretendo aprender o autocad e aperfeissoar no desenho técnico

  17. ed 08/09/2012 em 1:19 pm

    olá, estou tendo problemas com os meus arquivos de desenhos em cad, pois os mesmos, após serem acrescentados blocos, achurias e inserção de outros arquivos tornam se muito pesados e impossível de ser manipulados; comandos como o move, copy etc. tornam-se quase impossíveis de serem executados, pois a impressão que se tem é que o cursor está acompanhando o grid (ainda sabendo que o comando grid está desativado o cursor fica pulando de ponto em ponto, dificultando a captura de elementos como linhas, objetos etc…) já tentei o purge, overkill, audit etc…., o que mais posso fazer sabendo que a versão que utilizo é a 2009 e uma máquina com as seguintes configurações: memoria DDR3 4GB MARKVISION, HD DE 1 TERA, PLACA ASUS P5G41TMLX2, PROCESSADOR 775P P4 CORE 2 QUAD Q8300-2,5/4MB/1333 e sistema operacional windows seven. Por favor me ajudem, pois estou perdendendo muita produtividade uma vez que só trabalho com desenhos em 2d.

  18. SIDNEY MARTYINS 15/08/2013 em 11:49 am

    IAI MEU CAMARADA TO PRECISANDO APRENDER A FAZER MAPAS CAD 2011, LANÇANDO COORDENADAS EM UTM, FECHAR POLIGONAL, CRIAR LEGENDAS, IMPORTAR E EXPORTAR PLANILHAS … IAI PODE ME AJUDAR

Deixar Um Comentário