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Memória insuficiente no mental ray?

O uso de computadores cada vez mais rápidos e sistemas com grande capacidade computacional acabou deixando boa parte dos artistas 3d, que tem acesso a equipamentos e computadores poderosos, mais animados em tentar renderizar cenas complexas. Muitos desses artistas acabam escolhendo softwares para renderizar seus projetos como o mental ray, reconhecidamente um dos melhores renderizadores. Ele é conhecido pela qualidade com que é capaz de gerar imagens, e também pela dificuldade em dominar todos os seus parâmetros de configuração e ajustes. Motivo esse que faz com que muitos artistas 3d abandonem o software, mesmo acompanhando de maneira gratuita o 3dsmax, para usar o V-Ray.

Mas, mesmo com todo esse poder de processamento nas mão e o mental ray preparado para gerar imagens complexas, alguns artistas acabam encontrando mensagens de erro estranhas quando renderizam seus projetos. Uma das mais intrigantes é o aviso de memória insuficiente, mesmo com o computador estando livre de outros softwares e usando sistemas de 64-bits com mais de 4GB de RAM. O que é isso? Como resolver esses erros de memória?

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Esses erros podem ter diversas origens e os sinais podem ser identificados com o console de erros do mental ray. Caso você esteja passando por essa situação, esse artigo com soluções para erros no mental ray pode trazer alguma luz ao seu problema.

Muitos dos casos listados no artigo tem solução e envolvem modificações nos ajustes da cena e também nos modelos 3d. O primeiro erro abordado pelo autor do artigo são os de proxy. Esse tipo de erro mostra uma mensagem característica no console de erros do mental ray. A correção é simples e envolve a alteração do tipo de aceleração usada no ray tracing para BSP2, quando o normal é usar BSP. O que é esse BSP? Esse é um acrônimo para Binary Spacing Partitioning. É a técnica usada no mental ray para dividir a cena em áreas menores, para facilitar a análise no processo de ray tracing.

Com o BSP2 apresentado junto com o 3dsmax 2009, a capacidade e velocidade desse processo foi melhorado, fazendo com que a ocorrência de erros seja menor. Se você quiser saber mais sobre a otimização de ray tracing com o mental ray, visite o endereço indicado. Depois de ajustar a aceleração do ray tracing, ainda é recomendado otimizar o uso de proxies na cena e reduzir a quantidade de polígonos.

Outro erro comentado pelo artigo são os relacionados com o uso de mapas de displacement, que podem ser facilmente detectados.

No final do texto temos uma dica final do autor para resolver a maioria dos projetos que apresentam problemas de memória, e acabam abortando o processo. Isso é feito na configuração do render, habilitando a opção “use fast rasterizer”. Para os usuários do mental ray, o artigo é mais que recomendado!

2017-04-11T10:27:30+00:00 By |3ds max, Mental Ray|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Prof Evandro 24/06/2010 em 2:00 pm

    legal!!
    so gostaria de ver materias como essa voltadas para o blender, para melhorar o desempenho sobretudo na parte de platiculas simulando pelos.

  2. Luiz Quintanilha 13/07/2010 em 9:57 pm

    Bem, pelo jeito terei que fazer um curso na Autodesk para conseguir trabalhar com Mental Ray. Por que o 3D Max já não vem configurado para não aparecer esses erros?

  3. Sammy Afonso 16/02/2012 em 10:32 pm

    Comigo houve uma problema diferente, o render não consegue passar mais de 744 frames de render em AVI ou em BMP, ou qualquer coisa, por favor gostaria de saber o que houve.

    I3 2310M 2.1Ghz, Intel Graphics HD 3000 com 64MB de VRAM, 6GB de ram, não é por causa do vídeo, porque eu tenho um.

    Core2Duo 2.6GHz, ATI HD 5670 com 1GB de VRAM, 4GB de RAM, estas duas máquinas estão operando na cena e não conseguem fazer mais de 744 FRAMES ou 1GB de de arquivo, Unidade de Alocação é NTFS para não dizer que é o HD em AMBOS, estou quase desistindo de dizer que o Mental Ray é melhor, apesar das imagens ficarem muito realisticas, o vídeo têm 2′ 30″, e tô dividindo tarefa pra ficar mais rápido e ainda assim, os 2 PC estão fazendo em 8horas de render, isso não é problema desde que fique PRONTO e bonito como planejei.

    Por favor, quem poder… me auxilie, me ajude, agradeço muito!

  4. Sergio 30/07/2013 em 3:04 pm

    Vou tentar isso aí pois já estou de saco cheio com a lentidão na hora de renderizar!
    Tenho um PC com a configuração abaixo, pena que o mac não roda 3ds max.

    Processador I7 Extreme Edition 980 – Placa de vídeo GeForce GTX n480 – 12 GB Mem Ram 1600 Mhz – Fonte HX 1000 W Corsair – Monitor Smart Led Full HD.

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