Tutorial de animação com Maya usando nCloth

Como parte da reciclagem que sempre promovo no meu material de aula, sempre que começo uma nova turma, estou reformulando o que já tinha pronto sobre o Maya. Esse semestre tive a oportunidade de começar a ensinar a parte de dinâmica do Maya, e preciso atualizar o material do Maya 8.5 para o 2010 ou 2011. Como o foco do curso é a parte do dinâmica, estou reunindo muita coisa legal sobre partículas, fluidos e outras animações geradas com o módulo de dinâmica. Para mostrar como algumas dessas operações são relativamente simples, resolvi publicar um artigo mostrando o procedimento necessário para fazer uma simulação usando nCloth.

O processo é bem simples e semelhante ao que fazemos em outras ferramentas que dispõe de opções para simulação de tecidos. Primeiro é necessário criar um objeto que servirá como obstáculo da simulação e depois precisamos gerar a malha que sofrerá a deformação. A malha deve possuir uma boa quantidade de subdivisões para que seja possível gerar deformações suaves.

O vídeo abaixo mostra muito bem esse procedimento, e mesmo estando em inglês, permite acompanhar de maneira muito simples todo o processo.

A criação desses elementos não é o problema, mas o ajuste fino da simulação é que aparece como grande desafio desse tipo de simulação. Depois que adicionamos as opções selecionadas nos seus respectivos Shelfs, podemos ajustar o tempo da animação e acionar o play para visualizar o tecido em ação. O processo é bem rápido e gera resultados satisfatórios para gerar toalhas de mesa ou outros tecidos sobre superfícies. O real desafio para conseguir trabalhar com simulações baseadas em física como essa são os inúmeros parâmetros disponíveis que permitem deformar e ajustar o tecido de várias maneiras.

Repare no vídeo como o painel de atributos do Maya lista várias opções de ajuste diferentes para o objeto que simula o tecido, logo depois que o autor do vídeo aplica a ferramenta no plano.

Para quem nunca se aventurou na área de dinâmica do Maya, as opções disponíveis para gerar esses tipos de simulação são simples de acionar e usar. Mas, caso seja preciso fazer ajustes mais específicos, prepare-se para passar alguns minutos tentando descobrir o que fazer com cada um dos parâmetros.

Mas, isso faz parte da diversão em trabalhar com animações físicas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutorial de animação com Maya usando nCloth”

  1. Bom artigo! parece que vc adivinhou que eu estava precisando usar o ncloth hahaha ja tinha visto vários tutorias mais nenhum resolveu meu problema. Eu preciso fazer uma bandeira e mapas enrolados (esses eu modelei mais penso que usando o ncloth poderia ser ficar mais real) mais não sei se o ncloth é a melhor opção. O que vc acha?

    abraço e parabens pelo blog!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *